Historia Da Psicologia
Ensaios: Historia Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvia29muller • 5/10/2014 • 847 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
Por que os psicólogos alegam ser a psicologia uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.
R: Por que desde o século V a.c quando os filósofos gregos Platão e Aristóteles se empenhavam mais no interesse da psicologia, eles entravam com recursos e abordagem científicas para ter uma identidade própria num campo de estudo formal.
É um produto tanto do século XIX e XX porque tem uma abordagem e técnicas que diferenciam a antiga disciplina da moderna, marcando aparecimento da psicologia como um estudo independente e essencialmente cientifico.
O que é possível aprender com o estudo da historia da psicologia?
R: Com o conhecimento da história da psicologia pode-se aprender a integrar as áreas e problemáticas que constitui a psicologia moderna, podemos também reconhecer as relações entre várias ideias; teorias e objetos de pesquisa; compreender elementos distintos da psicologia e o desenvolvimento histórico.
O que é diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifique de que maneira os dados históricos podem ser distorcidos.
R: Os dados históricos podem sofrer uma distorção quando a tradução é de uma língua para outra e mostram principalmente que a compreensão da história é a dinâmica, pois ela se modifica e evolui continuamente.
Os dados científicos: São obtidos por situações e condições que permitem os dados da pessoa podendo ser através de exames, experiências em laboratórios. Trata-se do comportamento real das condições.
Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?
R: As forças contextuais ajudaram a estruturar a psicologia moderna criando oportunidade de trabalho para os psicólogos, aumentando a criação de mais escolas publicas e abrindo oportunidade econômica para o investimento de pesquisas. Assim explorando mais os laboratórios e pesquisas acadêmicas.
Descreva os obstáculos enfrentados pelas mulheres, pelos judeus e pelos negros e busca de uma carreira na psicologia?
R: Mulheres: descriminadas nas universidades, não eram admitidas nos programas de pós – graduação, excluídas dos corpos docentes mesmo quando eram capacitadas para ocupar uma posição e quando entravam recebia salários inferiores ao dos homens. Nas faculdades femininas também enfrentavam muitos obstáculos tais como: proibidas de participar de seminários, frequentar as bibliotecas e lanchonetes pois eram de uso exclusivos dos homens.
Judeus: Em 1800 na Universidade em Baltimore tinha como regra não contratar professores Judeus e judias. Mas em 1960 abriram vagas para judeus nas faculdades e nos curso a de pós – graduação ,mais posições acadêmicas eram descriminados ainda independente de suas credenciais. Ate mesmo pelo próprio nome, precisavam mudar para conseguir emprego.
Negros: Enfrentavam muitos preconceitos da psicologia em geral em 1940 só tinha 4 faculdades para negros no EUA.E quando conseguiam uma vaga em uma universidade de brancos ,eles não poderiam morar no campus, faziam refeições separados dos brancos, e raramente abriam vagas de empregos para professores negros que se formavam.
Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo aos trabalhos individuais que merecem destaques?
R:O processo dos registros históricos não podem ser feitos novamente
...