Historia Da Psicologia
Monografias: Historia Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cairon • 8/11/2014 • 936 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Estruturalismo e funcionalismo
Dentro da psicologia é possível encontrar duas teorias destacadas pela sua importância, o funcionalismo (função da consciência e do comportamento) e o estruturalismo (elementos de consciência). Cada um desses conceitos possui singularidades dentre as pesquisas cientificas que foram realizadas pelos mais renomados psicólogos de todo o mundo.
A Teoria do Estruturalismo foi criada por Wilhelm Wundt grande cientista que fundou a psicologia moderna, onde marcou a historia separando a Psicologia da Filosofia. Ele tinha um laboratório na Alemanha, local em que realizou todas as suas pesquisas e testes para onde seu objetivo era conhecer as estruturas da mente humana e demonstrar fenômenos da sua consciência.
Wilhelm Wundt dedicou-se com a mais relevância ao estudo de reações simples a estímulos sob condições controladas dos indivíduos. Desta forma, ele conseguiu levantar diversos dados sobre o assunto, assim abrindo espaço para que outros pesquisadores pudessem reaplicar e aprofundar o seu conceito. Ele tinha como objetivo estudar a estrutura consciente da mente e do comportamento, principalmente sobre as sensações. Wundt queria de essa maneira extrair as mais simples sensações e sentimentos de uma experiência consciente assim observando a sua intensidade, modo e a duração de cada experiência sem descrever o que estava acontecendo
A Teoria do Funcionalismo foi criada pelo William James que era um cientista representante do Funcionalismo e grande critico dos fundamentos de Wundt. Para ele a consciência era o centro das preocupações de todo e qualquer ser vivo e disso começou a pesquisar como se dava seu funcionamento.
As bases de Willian James eram fundamentadas nos processos que cada ser vivo utilizava para se adaptar ao ambiente que estava voltando-se para a função dos processos mentais conscientes. Ele também afirmava que cada ser humano era único mais que todos tinham sentimento, valores, experiências místicas, religiosas, vontades, entre outros
Fonte: http://www.fcnoticias.com.br/estruturalismo-e-funcionalismo-psicologia/#ixzz3DE3WsTFW
Fonte: http://www.fcnoticias.com.br/estruturalismo-e-funcionalismo-psicologia/#ixzz3DE2LDRNt
Fonte: http://www.fcnoticias.com.br/estruturalismo-e-funcionalismo-psicologia/#ixzz3DE3FHkfr
Principais Pontos Teóricos
Sensação é o processo de captar as informações do meio pelos órgãos dos sentidos e transportá-las ao cérebro e Percepção é a interpretação das informações que chegaram ao cérebro, é o processo pelo qual nossas mentes interpretam o que os sentidos detectam.
Nesse sentido, descremos alguns pontos que envolvem o filme “Ensaio sobre a cegueira”.
- No início, é cada um pra si, a indiferença, falta de apoio e comunicação, sentimento de exclusão pela sociedade.
- Com o convívio com os outros doentes, vem o desgaste emocional, aprender a precisar do outro, aceitar as diferenças, o apoio incondicional a quem precisa (no caso, a esposa do médico, única pessoa a enxergar no meio dos doentes, portanto a única a quem se podia recorrer), aprender a buscar o apoio do outro.
No improviso de quarentena pelo governo, percebe-se a solidariedade de uns com os outros, uns consolando outros por pequenas retribuições, no caso o alívio do sofrimento através da música. Mas também tem o horror do estrupo coletivo por sobrevivência, uns culpando outros por possível contaminação, a doença desconhecida, uma luta sem conhecer os culpados, o assassinato de pessoas doentes e inocentes pelo governo através dos desmandos dos guardas, a falta de comida, os recursos mínimos fundamentais de sobrevivência sendo escassos constantemente.
E, por fim, a união pelo bem geral, a dignidade que não tem preço, o eixo humano, a chuva, o bálsamo
...