Historia Da Psicologia
Casos: Historia Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirian31 • 25/11/2014 • 947 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
ORIGEM DA PSICOLOGIA NO MUNDO ENO BRASIL -COMO SURGIU A PSICOLOGIA?
O meio da primeira metade do século XX foi à idade das escolas.
O estruturalismo Wundtiano florescia na rígida sistematização do TITCHENER. O funcionalismo, mais preocupado com o uso da mente do que com o conteúdo, desenvolveu-se tanto em Chicago, com Dewuy, Angue, Carv e Mead, quanto em Columbia com Cattell, Thorndike e Woodworrth.
O BEHAVIORISMO, que despreza o estudo da consciência e concentra-se por JOHN B. WATSON e amadureceu com LASHLEY, HUNTER. GUTHRIE, HULL, TOLMAN e SKINNER.
A escola da GESTALT o pôs-se ao elementarismo do estruturalismo, do funcionalismo e do Behaviorismo e acentuo a determinação relacional dos eventos psíquicos; lideres deste movimento foram WERTHEIMER, KOEFICA, KOHLER E LEWIN. Originária de deferentes tradição, a psicanálise procurou uma compreensão completa da mente humana em toda sua complexidade, com intricadas teorias desenvolvidas por FREVO, Jung e Adler, osneofreudianos enfatizaram as determinantes sociais dos fenômenos da personalidade profunda.
A era das escolas não foi além de 1940. Por esse tempo, a psicologia tornava-se uma ciência objetiva, e as pessoas concentravam-se suas próprias particulares de pesquisa.
Uma nova metodologia pratica e operacional brotava da filosofia operacional. Piaget estudou crianças, o teste de Rorschach foi largamente empregado, novas invenções se fizeram sobre os correlatos neurológicos do comportamento, por Krich, e outros, Mcchuandmediu a motivação e Osgood o significado.
A psicologia viu-se utilizada pela sociedade em ampla variedade de áreas e tornou-se crescentemente quantitativa. Se há alguma filosofia subjacente, caracteriza-se dos esforços dos psicólogos na última parte do século vinte, ela é a de que nada existe a respeito do comportamento e da experiência do homem que não possa ser estudado cientificamente.
A psicologia de hoje é ficha da sociologia de ontem, a psicologia de hoje faz mais sentido se compreende como chegou a ser como é . Ela determina até certo ponto os problemas estudados, a maneira de estuda-los e de mesmo a linguagem a ser usada para falar a respeito dos problemas, e ajudar a as perceber que todas as coisas são conseqüências de decisões essencialmente arbitrais tomadas por pessoas muito tempo a trás, mas do que necessariamente inerentes ao próprio assunto tratado.
O QUE É PSICOLOGIA
A Psicologia é uma ciência que tenta buscar recursos, procura compreender o homem, seu comportamento, para facilita a convivência consigo próprio e com o outro.
Pretendem fornecer-lhe subsídios para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida. É, pois a Ciência do Comportamento, compreendida esta em seu sentido mais amplo. Vale ressaltar que entendo comportamento não apenas como reações externas, mas também como atividades da consciência e mesmo do inconsciente, num plano indiretamente observável.
Não interessam ao nosso estudo as múltiplas discussões e toda a polêmica existente com torno da palavra comportamento ou mesmo do objeto e definição da Psicologia o importante é que você entenda do que ela trata.
Seu objeto tem variado ao longo do tempo e sua pré-história confunde-se com a própria história da Filosofia. No sentido etimológico, seria ciência da alma ou o estudo da alma.
Foi a partir daí que os gregos começam suas especulações. Achavam que todo ser humano possui uma contra parte imaterial do corpo, de onde provinham os processos psíquicos, dos quais o celebro seria apenas mediador. Durante séculos, foi estudado como da alma que a Psicologia existiu.
Rompimento brusconeste conceito se deu com o filosofo francês René Descartes ( 1596- 1650), cuja teoria do dualismo psicolfisico-distinção entre o corpo e mente-impregnou as idéias da época e influenciou toda a Psicologia posterior.
Descartes considerava, que o comportamento animal era mecanicista, isto é , obedecia a ações puramente
...