História da ergonomia
Seminário: História da ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maahfranco • 1/6/2014 • Seminário • 605 Palavras (3 Páginas) • 465 Visualizações
A Ergonomia 05 Definição 06 História da Ergonomia 06 Ergonomia no Brasil 07 Domínios de Especialização da Ergonoia 08 Bases 08 Atuação 09
Objetivo e Objeto 10Objetivo e Objeto 11
Métodos e Técnicas 12 Técnicas utilizadas na análise do trabalho 13 Métodos Diretos 13 Métodos Subjetivos 15
Ergonomia na Informática 16 Problemas Relativos ao uso incorreto da Informática 17 O olho e o terminal de vídeo ou monitor 18 Micros para quem trabalha nos micros 18 Computador – Amigo ou Vilão 19 Proteção ocular para usuários de computador 19 Dicas para quem trabalha em micros 20
Dicas de Ergonomia 21Hábitos Posturais 22
Doenças de Escritórios 26Ginástica Laboral 29
Bibliografia 31 Bibliografia 32
Apresentação
Como futuras secretárias vamos conviver diariamente com equipamentos que podem prejudicar ou facilitar nosso trabalho.
Mesmo agora como estudantes lidamos diariamente com malas, bolsas, carteiras, cadeiras, fichários, cadernos, estojos, etc.
Sem percebemos esses materiais acabam atrasando ou acelerando nosso rendimento, sem contar a temperatura ambiente, a poluição visual e sonora.
É disso que se trata a Ergonomia o estudo do ser humano em seu ambiente de trabalho, analisando aquilo que prejudica e melhora o seu rendimento e criando métodos eficazes e inovadores para melhorá-lo ainda mais.
A Ergonomia
Definição
Derivada das palavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, regras, normas), ou seja normas para o trabalho. A ergonomia é definida de várias maneiras:
“A ergonomia estuda as relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natural”. Wojciech Jastrzebowski (criador do termo)
A ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem. A realização de tais objetivos, do nível industrial, propicia uma facilidade e um rendimento do esforço humano. Leplat, J.
A ergonomia é uma tecnologia e não uma ciência, cujo objetivo é a organização dos sistemas homens-máquina (1972). Murrel, K.F.
A ergonomia pode ser definida como o estudo cientifico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965). Self
“É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho”. International Ergonomics Association (IEA)
“É uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos
...