Humilhação social
Resenha: Humilhação social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Crisonix • 20/10/2014 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Humilhação Social:
Um problema político em Psicologia a invisibilidade social de diferentes classes trabalhadoras que sofrem com o preconceito diário, proveniente da pobreza que aumenta em todo o país, onde em luta pela sobrevivência o individuo se submete a todo tipo de humilhação e discriminação. Onde as Pessoas são um conjunto de normas e regras, não por visar um bem estar da coletividade, mas uma individualização do cidadão. O direito humano deixa de ser resultado de colaboração, mas uma tarefa do individuo isolado, a liberdade é firmada como um valor individual.
Desta forma quem não se adapta às exigências do mercado, geralmente os pobres são excluídos, privados de usufruir os bens públicos. Exemplos: teatros cinemas, restaurantes. Não existe nada mais angustiante para essas pessoas que conhecem a vida comunitária, usufruírem de um bem público enquanto muitos são privados , essa impossibilidade gera um sentimento de vazio não consentimento de sua existência. Acostumado a comunicar, ser solidário, trazendo a comunicação com o outro, não se adapta aos enigmas da desigualdade de classes.
A humilhação do proletário existe não porque ele a imagina, mas por uma situação real de rebaixamento, onde a submissão se torna espontânea automática. As forças de trabalho são divididas, intelectual e manualmente, constituindo assim os que mandam, deixando de lado suas mãos, e os que obedecem à frente a todas as exigências do mercado de trabalho, usando sua força. Diante da necessidade naturalizam a humilhação a desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira, com o pensamento da dependência daquele trabalho, não tendo condições de exercerem outra função.
...