IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO INSTITUTO
Projeto de pesquisa: IDENTIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DO INSTITUTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandez160716 • 8/12/2014 • Projeto de pesquisa • 4.155 Palavras (17 Páginas) • 256 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia, enquanto área de reflexão e ação sobre o trabalho pedagógico com foco nos fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem, sem arriscar uma conceituação, tem como objetivo básico contribuir para que o sujeito, a escola ou a sociedade seja afiançado dentro de seus processos de aprendizagem. Sendo assim, busca primeiro fazer uma observação e uma análise do sintoma no âmbito mais global.
Com um enfoque mais preventivo de atuação, a Psicopedagogia Institucional trabalha no sentido de cuidar com que os problemas de aprendizagem sejam prevenidos, ou seja, antes que aconteçam, ocorra uma ação psicopedagógica.
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Unidade Escolar campo de estágio fica em um bairro carente e distante do centro da cidade, próximo existem apenas pequenos comércios e uma creche municipal.
A mesma disponibiliza em seu atendimento doze salas de aula no período da manhã, treze no período da tarde e três no período noturno, contando com mais de vinte profissionais por período, contanto funcionários, gestão e docentes.
Os pais e responsáveis não são muito frequentes e presentes na unidade haja vista que moram em bairros distantes, os alunos em sua grande maioria chegam à escola em transporte cedido pelo Governo do Estado.
A unidade possui estrutura física de grande porte, contendo, pátio, quadras, cozinha, refeitório, cantina, sala de informática, sala de multimídia, sala de leitura, sala dos professores, sala de coordenação, sala da direção, sala de vice-direção e secretaria.
Os alunos participam de atividades diárias com aulas regulares e atividades físicas bem como atividades diversificadas em sala de informática e sala multimídia.
A direção da escola é sempre presente e verifica o andamento e a funcionalidade do atendimento prestado, realizando sempre que pode intervenções e encaminhamento para sanas possíveis problemas de aprendizagem.
Existe uma grande dificuldade por parte dos profissionais envolvidos ao desenvolver um trabalho diferenciado com alunos com defasagem ou dificuldade de aprendizagem, a falta de estrutura, falta da de capacitação e recursos.
Na unidade é possível verificar casos de alunos que necessitam de atendimento psicopedagógico, porém a faltam recursos dificulta o desenvolvimento de atividades que possam estimular os alunos fazendo avançar na aprendizagem.
A escolar realiza tentavas de amenizar os problemas encontrados no dia a dia, mas também enfrenta a dificuldade de possuir alunos com muitas ausências.
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
A intervenção psicopedagógica representa um recurso importante, pois permite a aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito, prevenindo assim possíveis dificuldades. Além disso, possibilita o desenvolvimento da aprendizagem de conteúdos escolares de forma lúdica e significativa.
Diante do resultado contido no Informe Psicopedagógico, se faz necessário uma reflexão a respeito dos problemas enfrentados pela instituição e uma análise para elaboramos uma proposta de intervenção que vise contribuir com o bom funcionamento da instituição.
A proposta de intervenção Psicopedagógica tem como objetivo promover junto a Instituição Escolar a transformação da realidade existente na realidade desejada. Para tanto, visa-se o despertar da necessidade de mudanças no sentido de fortalecer a educação com o desenvolvimento de um espírito crítico e participativo. Para que isso se efetive vamos propor aos docentes e demais funcionários momentos de reflexão acerca de suas possibilidades e limites. Sendo assim, o objetivo primordial concentra-se no desenvolvimento do educando e na efetivação da integração escola-família- comunidade.
Diante da queixa apresentada pela instituição referente à indisciplina por parte dos discentes e o pouco envolvimento da família no processo educacional de seus membros elaboramos uma proposta de intervenção objetivando assim a contribuir com o bom funcionamento da instituição.
Entendemos que o clima relacional de uma escola tem seu eixo nos professores que nela atuam. A liderança de um diretor conduz esses relacionamentos à condição desejada e necessária para estabelecer o permanente diálogo com a função de proporcionar a busca de propostas de soluções conjuntas, possibilitando a identificação do trabalho coletivo. É sempre muito importante a oferta de recursos pedagógicos que atualizem e estimulem o trabalho do professor que traz benefícios ao processo pedagógico.
Do exposto, temos que a intervenção é o momento que contextualiza o processo corretor e imprime a mudança na situação inicial. Propomos o seguinte conjunto de situações:
Para tratar destas questões aqui expostas, propomos alguns trabalhos de intervenção psicopedagógica.
Realizara uma reunião com as crianças da escola, promovendo um trabalho de escuta para sinalizarem os problemas, o que gostam ou não.
Que se passe a trabalhar mais o lúdico, focado no uso do corpo dos alunos, principalmente nas aulas de Recreação e Jogos.
Trabalhar recortes e colagens para confecção de minilivros para compor o pequeno acervo da classe (produção própria de histórias dos alunos, podendo ter a professora como escriba).
Criara oficinas de arte, música, leitura, teatro para desenvolver a capacidade de integração, socialização, criatividade, resistência, emocional, concentração, enfim características de boa produtividade.
Aplicação de jogos como facilitador da estruturação da personalidade, ou seja, regras x limites.
Usar as aulas de dança para algo a mais do que aprender a dançar, sendo um estimulador, um facilitador para a criança na concentração, desenvolvimento e criatividade.
Realizar oficinas com os pais: trabalhar o lúdico com os alunos, pais e professores para uma melhor interação da família e escola.
Trabalhar com projetos de oficinas psicopedagógicas de histórias, contos e casos da cultura popular, objetivando assim o fortalecimento da prática pedagógica dos professores, estimulando os alunos no processo de ensino-aprendizagem; reforçando a aprendizagem da oralidade, leitura e escrita e estabelecendo vínculos
...