INAS-Nampula Relatorio de Estagio em Psicologia Apolenario Portugal 2013
Por: Apolenário Hipólito Salazar PORTUGAL • 9/7/2015 • Relatório de pesquisa • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 460 Visualizações
Indice
Introdução
Conceito de Práticas em Psicologia
Objectivos
Conceito de Relatório de PPG1I
CAPITULO I
1.Localização Geográfica da Direcção Provincial do Instituto Nacional de Acção Social de Nampula
1.1.Historial do Instituto Nacional de Acção Social
CAPITULO II
1.4.Provimento de Recursos Humanos (Recrutamento e Selecção)
1.9.Integração de Recursos Humanos
2.Analise e Descrição de Funções
2.1.Avaliação do Desempenho
CAPITULO III
3.1.As actividades relativas aos Funcionários do INAS
3.2.Plano vigente
3.3.Organograma
3.4.Analise de dados documentais
Constatações
Conclusão
Bibliografia
Fontes Orais:
Introdução
O presente relatório constitui o fruto de actividades desenvolvidas em volta da PPGII na Direcção Provincial do Instituto Nacional de Acção Social de Nampula, como consequência de observação, análise documental e entrevista, que foi efectuado por um grupo de estudantes da Universidade Pedagógica de Nampula, do II˚ ano do curso de Psicologia com Habilitações em Psicologia Social e das Organizações.
Neste trabalho tem como objectivo fazer uma observação da Selecção e Recrutamento dos Funcionários, Reintegração dos Recursos Humanos, Avaliação do Desempenho dos Funcionários e Higiene e Segurança no Trabalho, o ambiente do trabalho e das actividades levadas a cabo, a cada sector, principalmente: Sector de área Administrativa, Serviços Sociais e Logística que garante o funcionamento adequado da instituição. Para mim estas actividades visam a obtenção e o desenvolvimento de conhecimentos, sobre o funcionamento das Empresas, Organizações, Direcções Distritais no tocante a Gestão dos Recursos Humanos, Liderança, Aconselhamento, Comportamento do Consumidor e Marketing. A materialização do trabalho foi em conformidade a uma observação participativa, a pesquisa bibliográfica, análise e estudo documental, entrevista e questionário ao corpo directivo. O trabalho esta estruturado para alem da introdução, capítulos, conclusão, bibliografia que constitui a realidade do Sector.
Conceito de Práticas em Psicologia
Prática em Psicologia Geral II é uma actividade que faz parte da componente Psicológica, dos cursos de formação dos Psicólogos com Habilitações em Psicologia Social e das Organizações, em formação na Universidade Pedagógica.
Objectivos
O objectivo principal visa a integrar progressivamente o estudante em contextos reais do ensino aprendizagem, proporcionar a aquisição de habilidades e competências que possibilitam a intervenção, investigação e práticas de projectos Psicológicos.
Conceito de Relatório de PPG1I
Segundo DIAS Santos, cruz et all (2008:123) o relatório de práticas em Psicologia Geral II, resulta de um trabalho científico destinado a pesquisa de determinada questão Psicológica, relacionada com a prática Organizacional sobre tudo com o estudo de um determinado comportamento nas Organizações Moçambicana.
Através dele, o estudante articula o saber científico como Psicólogo. Assim, ele visa contribuir para a melhoria de qualidade de ensino e aprendizagem.
CAPITULO I
1.Localização Geográfica da Direcção Provincial do Instituto Nacional de Acção Social de Nampula
A Direcção localiza-se no bairro de Napipine, faz limite com os pontos cardeais:
Ao Norte – Entrada Principal da Universidade Pedagógica e do Centro de Saúde de Napipine;
Ao Sul – Estrada Nacional n°1 ou Avenida do Trabalho;
Ao Este – Cavalaria dos CFM actual CDN;
Ao Oeste – Universidade Pedagógica, Campos de Napipine.
1.1.Historial do Instituto Nacional de Acção Social
No dia 25 de Agosto, definirão os objectivos e funções do Ministério da Coordenação de Acção Social, dentre as quais se destaca a promoção de criação de instituições que contribuam para a realização dos referidos objectivos. Havendo necessidade de criar uma instituição de personalidade jurídica, que possibilite proporcionar assistência directa as populações mais carentes; Ao artigo do despacho na alínea do n°1 do artigo 153 da constituição da república, o conselho de Ministro decreta:
Artigo n°1 é criado o Instituto Nacional de Acção Social, abreviadamente designado por INAS, e aprovado o respectivo. Estatuto anexado ao presente decreto e de que faz parte integrante.
O INAS é uma instituição do estado subordinada pelo Ministério de Acção Social dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa. Ela tem como objectivo garantir a assistência social e económica direita e outra julgada necessária aos grupos ou indivíduos mais carentes e impedidos de por meios próprios. Conseguir a satisfação das suas necessidades básicas.
CAPITULO II
1.4.Provimento de Recursos Humanos (Recrutamento e Selecção)
A Selecção é feita com base na especialidade e experiencias dos funcionarios e enquadramento nas suas actividades profissionais. Na instituição não se olha do nivel academico para ocupar uma certa pasta,so olha-se na experiencia.
1.9.Integração de Recursos Humanos
Fazem assistencia das actividades dos tecnicos ou os profissionais dos serviços sociais; Planificação conjunta; Assistencia é que determina se o profissional tem competencias, ou não merece uma capacitação, como forma de garantir uma boa integração no processo de orientação tecnica que nesta instituição esta na responsabilidade do conselho tecnico.
...