INTERVENÇÕES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS
Por: Leticia Freda • 5/7/2018 • Resenha • 915 Palavras (4 Páginas) • 289 Visualizações
INTERVENÇÕES COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS
CBN
ESTUDO DE CASO
Bianca Pontes, Ligia Leticia, Desirre Eduarda, Giovana
- Este trabalho deve ser entregue até a data da apresentação (06/07), via blackboard. Além desta entrega, haverá 1 ponto de apresentação no mesmo dia (06/07), sendo 0,5 pontos da apresentação individual de cada aluno e 0,5 da apresentação geral do grupo (organização, conteúdo, integração)
- O trabalho deverá ser apresentado em, no máximo, 15 minutos. O objetivo da apresentação é mostrar como a TCC trata o tipo de transtorno que cada grupo sorteou - é o mesmo transtorno para o questionário já entregue, para a apresentação e para o estudo de caso). O trabalho completo do estudo de caso que deve ser entregue (dialogada, conceitualização cognitiva...) NÃO devem ser apresentados, apenas o modo de tratamento. Os critérios diagnósticos não são necessários, mas é importante descrever brevemente o funcionamento da psicopatologia para contextualização do tratamento. O modo de apresentação é livre para cada grupo, sendo avaliada a organização, criatividade e capacidade de síntese. A apresentação não precisa ser postada. O que deve ser enviado via blackboard até o dia da apresentação é o estudo de caso, conforme exemplificado já no portal.
- (0,5 pontos) CASO – Descrição detalhada de um caso fictício que relate um(a) paciente com o transtorno de personalidade previamente sorteado.
Roberto, 36 anos, contador, casado a 3 anos, pai de um menino de 1 ano e 6 meses, procura atendimento por estar enfrentando problemas no casamento. Relata que a esposa ameaça se separar se ele não iniciasse terapia imediatamente pois é muito desconfiado o que causa muitas brigas entre os dois, diz ter certeza que foi traído e que o filho não é seu e recentemente solicitou um exame de DNA, sua esposa Ana após este evento foi para a casa de seus pais, ao pedir que a esposa voltasse a mesma disse que só o faria se Roberto começasse a fazer terapia. Roberto menciona também estar passando por dificuldades no seu emprego onde ocupa um cargo de diretoria em uma empresa de contabilidade, vem ruminando a algum tempo que seus colegas estão de complô contra ele para roubar seu cargo. Quando questionado sobre os motivos de suas desconfianças ele refere sentir que está sendo enganado. Ao indagar quando ele começou a ser tão desconfiado conta que começou ainda na infância onde ele sentia que seu pai estava traindo sua mãe o que logo foi confirmado quando seu pai fugiu com a amante deixando a esposa e dois filhos pequenos para trás, diz ainda que quando seu irmão que é três anos mais novo nasceu sentiu que ele seria o filho preferido pelos pais. Desde então Roberto acredita que todos vão trai-lo em algum momento.
- (0,5 pontos) DIALOGADA – Descrição de uma sessão terapêutica através da abordagem da TCC com o paciente em tratamento, relatando demandas do paciente relacionadas ao transtorno e técnicas utilizadas em terapia para atingir os objetivos de melhora.
Exemplo: (T. Narcisista)
T – Bom dia Marta, como foi a semana?
P – Nota MIL! Estava muito boa, me destaquei no meu trabalho porque fui muito além das expectativas...
T – Que legal Marta. Me explica melhor como assim “foi além das expectativas?” O que te fez pensar nisso? (Checagem de evidências – não é necessário exemplificar a técnica, apenas dialogar)
... (desenvolver)
(T. Paranóide)
T- Olá Roberto, então me fale um pouco qual o motivo pela procura por atendimento.
P- Então, eu venho enfrentando problemas no meu casamento, porque eu sou muito desconfiado sabe, e minha esposa está querendo se divorciar de mim e disse que só continuará casada comigo se eu começasse a fazer terapia, então aqui estou eu.
...