TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Social

Seminário: Inclusão Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Seminário  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Como podemos observar, o Brasil é um pais que busca a inclusão social, onde sua constituição tem como um dos principais objetivos é instituir um estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais, a igualdade e justiça como valores supremos de uma sociedade, parece bárbaro pensarmos na hipótese de haver exclusão social.

Entretanto, exclusão um dos temas em que você vai encontrar um índice colossal de artigos científicos e pesquisas que discutem o tema em questão, a partir disto estima-se o grande aumento de disciplinas que tem se interessado pelo âmbito social.

Sendo assim, observa-se na reportagem uma tentativa estratégica de vendar a presença da exclusão social, pois, este sistema de cotas reserva cerca de 40% das vagas para candidatos do vestibular "comprovadamente carentes", sendo 20% para afrodescendentes e 20% para alunos da rede pública, e mais 5% das vagas para portadores de deficiência e índios.

A adoção desta pratica tem gerado grande polemica em torno desde, pois, o que para alguns é um marco na historia da inclusão social, para outros, é uma forma de constatar o preconceito no Brasil, logo, a exclusão social.

Entretanto, cabe-nos retomarmos os dizeres de Focoult que cita Sawaia em seu texto “ O sofrimento ético-político como categoria de analise da dialética exclusão-inclusão”, que defende a idéia de que a inclusão social é simplesmente uma forma de disciplinarização dos excluídos.

Isso através dos aparelhos ideológicos (igrejas, escolas e etc.) que estão a todo o tempo reforçando, mantendo o sistema. Pois, segundo, Guareschi ( 2000) a razão destes aparelhos ideológicos, é legitimar, garantir , ou seja reproduzir os ideais do sistema capitalista através da persuasão.

Sendo assim, fica nítido que dentro do sistema capitalista como explica Sawaia (2001) não há como distinguir a inclusão e exclusão separadamente, considerando que todos, integrantes da sociedade automaticamente estão incluídos em um sistema que visa o acumulo de lucro, logo haverá exclusão dentro do sistema. “ Nessa exclusão perde a ingenuidade e se insere nas estratégias históricas de manutenção da ordem social (...)”. E isso ocorre de maneira tão eficaz que as pessoas no geral não sentem a necessidade de mudar o sistema, mais sim, de ele mudar de posição dentro do sistema.

Isso fica claro na definição de inclusão social que em si é uma ação que combate a exclusão social, oferecendo aos mais necessitados oportunidades, dentro de um sistema que beneficie a todos e não a uma so camada da sociedade.

Sendo assim, inclusão e exclusão não podem ser vista separadamente, pois, são da mesma substancia e formam um par indissociavel, que cosntitiu a propria relação. (SAWAIA, 2001 )

Portanto, se faz notório que todos inclusos em sociedade, estão sob a opressão de um sistema que através do processo de controle social, mantêm e reproduz a desigualdade.

Conclui-se, que o contexto desta reportagem articula-se perfeitamente com a proposta teórica de Sawaia, ao afirmar que não há como existir inclusão se não houver exclusão; Logo, dentro do sistema capitalista, embora inclusão-exclusão não seja uma categoria entre si, são uma relação indissociável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com