Influência da integração olfato/paladae
Por: Nathylevy • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
Avaliação a Distância 1 - AD1
Leia o artigo “Franz Kafka e a burocracia weberiana” (link abaixo) e escreva um texto, discutindo os significados do termo burocracia propostos, por um lado, pela sociologia política de Weber para definir o Estado, e, por outro, pela literatura de Kafka para conceber um universo de violência institucional e simbólica. Diferencie os significados, compare-os e reflita a respeito desse confronto segundo o que você estudou nas aulas do curso.
Seu texto deve ser objetivo e conter até 15 linhas.
Burocracia tanto para Werber quanto para Kafka está representada principalmente na necessidade da centralização do poder, seria um “organismo vivo”, uma “máquina”, um sistema “autônomo”, criados pelo governo, que através de seus procedimentos pré definidos é capaz de manter e exercer, entre outras coisas, poder sobre os seus e a soberania de um Estado. Contudo todo esse processo racional, sistemático exagerado de controle, leva a dependência excessiva de procedimentos, gerando dificuldades e retardo administrativo que por final obstruí sua funcionalidade e objetivos desejados.
Se comparada a visão realista de Kafka, Werber observava e descrevia esse fenômeno de forma mais sistemática, onde percebia uma organização com diversas esferas, geridas por funcionários especializados em suas áreas (Fazendárias, Jurídicas, Policiais e etc) que representavam o Governo mas não faziam parte dele, entendia também que com expansão dos domínios, essas esferas ganhavam certa autonomia transformando o Estado também dependente dessa máquina burocrática.
A visão de Kafka refletida em sua literatura é baseada na realidade do cotidiano de indivíduos dependentes dos entraves burocráticos, destacando a ideia que tudo pertence ou funciona para a manutenção do sistema, ou seja, uma máquina que controla e define a vida das pessoas. E mesmo que a escala social estabeleça papéis definidos, qualquer indivíduo é tratado como mero coadjuvante (número, papel, estatística) diante do cargo que exerce ou posição, demostrando insignificância perante a “máquina” e as dificuldades encontradas para solução de problemas, e em caso de desobediência as regras, sanções rigorosas são aplicadas, o que demostra que a única forma de sobrevivência dentro desse sistema é se submeter aos “modus operandi” desta organização.
...