TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olfato

Resenha: Olfato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Olfato

O olfato é um dos cinco sentidos básicos e refere-se à capacidade de captar odores com o sistema olfativo.

No homem e demais animais superiores, o órgão olfativo se forma a partir de um espessamento epidérmico situado na região etmoidiana do crânio, a neurorrecepção somente será ativada após as moléculas das substâncias odoríferas serem dissolvidas no muco que recobre a membrana pituitária.

Disfunções Olfativas.

As principais disfunções olfativas são:

Anosmia (ou anodimia) perda ou diminuição drástica do olfato

Cacosmia alucinação olfativa transitória, onde o indivíduo percebe cheiros desagradáveis.

Fantosmia espécie de cacosmia, onde seda a percepção de cheiros (bons ou ruins), sem estímulo efetivo do olfato.

Hiperosmia excitação exagerada e anormal do olfato

Parosmia perversão do olfato.

O Olfato e as Emoções.

A percepção é um processo que influi na trajetória de crescimento e reorganização do cérebro com vista a este se ir adaptando melhor ao ambiente e conseguir agir com mais eficiência inserido nele. E a parte mais antiga do cérebro, o rinencéfalo (cujo nome é composto por duas palavras significando cheiro e cérebro), que compreende as áreas olfativas e límbicas, parece ter-se desenvolvido inicialmente a partir de estruturas olfativas. O que indica que provavelmente a capacidade para experimentar e expressar emoções se terá desenvolvido a partir da habilidade para processar os odores. Só mais tarde na evolução darwiniana se parecem ter desenvolvido outras estruturas límbicas como o complexo amígdala-hipocampo.

Como no caso das emoções básicas, a resposta imediata aos odores transmite uma mensagem simples e binária: ou se gosta ou não se gosta; fazem-nos aproximar ou evitar. E verifica-se que, quando uma pessoa sofre um trauma que a faz perder o olfato, o impacto se torna por vezes devastador: as experiências de comer ou fazer amor ou mesmo passear numa manhã primaveril ficam extremamente diminuídos. E há casos em que se verifica que há uma diminuição de intensidade mesmo em todas as experiências emocionais.

gytrrrrrrrrrrrrrrrrrghgghhj hpy=gm plgdp kkiktoghldlghpt lrottt fjtf mkjtirrrrrrrrrrrrrrrrrg ggggggggggggggggggggggggggggggg hhhhhhhhhhhhhhhhhh dddddddddddddf fmgfgjsimgd kkgsiofgrtmk jfggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggh ngfffffffffffffffffffffffffffffffffffffmvvvvvvvvvvv jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjf ssssssssssssssssssssssssssd ffffffffffffffffffffffffg r rrrrrtttttttttttttttttttttttttv gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggnnnnnnn j jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjloo60tktk tmy tyijytr ktyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyym e r yki0 05-0000-gihkfk k u uer eu r u r t rert kguhreuhudf g ggdf ueurew 3 4 4 jru8 8348 hue uwhuq r r3241 4 f f eq q rt wy u r i

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com