Inteligência Emocional
Trabalho Escolar: Inteligência Emocional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinacarvalho • 23/11/2014 • 733 Palavras (3 Páginas) • 1.244 Visualizações
Centro universitário Padre Anchieta
Karina Annunciato de Carvalho
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
São Paulo
2008
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : DEFINIÇÃO –Aplicabilidade em sala de aula
Segundo Goleman (1995), a Inteligência Emocional é o equilíbrio das ações e atitudes de um individuo, através do qual ele aprende a manter o seu auto-controle, identificando com ponderação e justiça as diversas situações ocorridas no seu dia-dia.
A Inteligência Emocional é encarada nos tempos atuais como fator básico para a melhoria do homem, aumentando principalmente a produtividade do indivíduo, em todos os aspectos de sua vida seja ela na sua vida profissional como também na pessoal e afetiva, equilibrando sua auto-estima.
A aplicabilidade da inteligência emocional na sala de aula dá-se pelo respeito uns para com os outros um respeito pelos sentimentos dos outros e não diz respeito apenas de saber a atitude correta a ser tomada quando nos relacionamos com os outros ou a forma ideal de se comportar com as pessoas
O professor não deve ficar apenas na teoria, mas, ter a capacidade de saber agir expressar abertamente suas emoções e sentimentos com os alunos. Na sala de aula o intuito é ensinar os alunos a reconhecer suas emoções e saber comunica-las serem responsáveis e saber lidar com suas próprias necessidades emocionais.
A partir do momento em que o professor identifica os sentimentos do aluno cria-se uma empatia aumenta a intimidade da relação professor-aluno. O mesmo deve transmitir experiências e dividir dificuldades.
Para Goleman (1995 p. 65) a Inteligência Emocional seria a aplicação de cinto elementos básicos em nosso comportamento.
● Capacidade de reconhecer os próprios sentimentos: é a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e poder identificá-los.
● Capacidade de empatia: é a capacidade de identificar os sentimentos das outras pessoas.
● Capacidade de controlar as próprias emoções: é a capacidade de saber controlar a manifestação das próprias emoções.
● Capacidade de remediar danos emocionais: é a capacidade de saber reparar danos emocionais que foram causados por nós em outras pessoas.
● Capacidade de integração emocional e interatividade: é a capacidade de estar em sintonia com o seu estado emocional e dos outros, para interagir em harmonia e prevenir os conflitos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Goleman, D. Inteligência Emocional.Rio de Janeiro: Objetiva 1995.
Centro universitário Padre Anchieta
Karina Annunciato de Carvalho
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
São Paulo
2008
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : DEFINIÇÃO –Aplicabilidade em sala de aula
Segundo Goleman (1995), a Inteligência
...