TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenções Fenomenológicas Existenciais

Por:   •  26/2/2025  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 5

INTERVENÇÕES FENOMENOLÓGICAS-EXISTENCIAIS

Docente: X X X

Discentes: X X X

Título provisório: Eu, empregada doméstica potiguar: considerações fenomenológico-existenciais.

INTRODUÇÃO

No Brasil, o trabalho doméstico é demarcado por contextos históricos, sendo este oriundo da condição escravista, resultando assim na desvalorização social, discriminação e estigmas. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2016, o Brasil possuía 6,158 milhões de trabalhadoras(es) domésticas(os), sendo que 92% eram mulheres. L

Contudo, a função e ocupação desse lugar, especificamente pelo marcador social de gênero (no caso, feminino) é atravessada por preconceitos, vulnerabilidade e desigualdade, seguindo a premissa de que são tarefas próprias das mesmas e marcadas por um ciclo de fazer, desfazer e refazer (SILVA ET AL, 2017).

Destarte, a presente pesquisa tem como propósito conhecer a experiência das empregadas domésticas em sua profissão, entender a forma que as mesmas atribuem sentido no exercer de sua função em sociedade, bem como entender quais os desafios enfrentados na atualidade, visto que o trabalho e a trabalhadora doméstica no Brasil tem um histórico passado de violação de direitos.

Considerando a perspectiva fenomenológica-existencial, emergida em meados do século XIX pelos precursores Edmund Husserl, Martin Heidegger, e Jean Paul Sartre, têm-se o método para o estudo da relação entre experiência e consciência, visto que a fenomenologia, sem si, tem por significado de fenômeno a descrição e a interpretação que em movimento constituem o tempo da experiência para a consciência (GOMES E CASTRO, 2010).

Já o existencialismo tem por base que não existe uma natureza que determine o que o indivíduo será, ou seja, que sua essência só é formada após o existir, através das vivências e experiências e da liberdade e responsabilidade de fazer escolhas.

No entanto, a fenomenologia existencial se trata de uma abordagem ao qual vem a considerar cada ser único e tem como base principal o sentido do ser (Tatiana Pimenta 2019).

Dessa forma, a presente pesquisa adota o referencial teórico a perspectiva fenomenológico-existencial, onde têm-se que é a partir do sentido que algo se torna compreensível como algo (FEIJOO APUD HEIDEGGER, 2010).

Levando em conta o Dasein, que é o ser que atribui sentido, faz-se interessante compreender o sentido da jornada e da prática de trabalho das empregadas domésticas norte-rio-grandenses bem como o sentido atribuído aos marcadores sociais frente à prática das mesmas.

JUSTIFICATIVA

A pesquisa trata-se de um tema relevante da atualidade, visto que a mesma pretende conhecer a experiência vivencial e a atribuição de sentido da jornada de trabalho delas, onde o referencial teórico heideggeriano constitui-se como uma abordagem potencializadora de discussões em pesquisa qualitativa, sendo assim possível explorar temas como a subjetividade de tal grupo frente ao próprio trabalho e o estado de si mesmo.

METODOLOGIA

Essa presente pesquisa adota o método qualitativo, sendo esta a que envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus/suas pesquisadores(as) estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem (DENZIN E LINCOLN, 2006).

A partir disso, tal método atribui importância fundamental aos depoimentos do(as) participantes envolvidos(as), aos discursos e aos significados transmitidos por eles/elas (VIEIRA E ZOUAIN, 2005), ou seja, essa pesquisa preza pela descrição detalhada dos fenômenos e dos elementos que o envolvem.

Além disso, o referencial teórico norteador será a fenomenologia-existencial de Heidegger, sendo realizada através de um questionário online aberto elaborado com a finalidade de compreensão de quais os sentidos atribuídos pela experiência vivencial no trabalho de empregada doméstica.

Utilizando-se de instrumentos materiais como computador e as transcrições/tabulação dos questionários se deram com o auxílio do software Google forms e por meio da análise que ocorrem em três etapas: exploração do material tratamento dos resultados obtidos, e interpretação com destaque para 8 (oito) questões fechadas e 15 (quinze) questões abertas.

O questionário foi elaborado com compreensão de fácil acesso, seria enviado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com