Intervenção Psicológica no Caso do Abuso Sexual na Criança
Por: 3227 • 11/3/2018 • Artigo • 7.567 Palavras (31 Páginas) • 408 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
CARLA ROBERTA DAN DE OLIVEIRA
A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CASOS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: UM COMENTÁRIO COM BASE NO FILME “A CAÇA”
[pic 4][pic 5]
Dourados-MS
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
CARLA ROBERTA DAN DE OLIVEIRA RGM: 132.1353
A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CASOS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: UM COMENTÁRIO COM BASE NO FILME “A CAÇA”
Artigo Científico elaborado na disciplina de Trabalho de Graduação III, do 8º semestre, Curso de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Professor Drº. Felipe Maciel dos Santos Souza
Orientador (a): Ms. Rosemeire Pereira de Souza Martins.
[pic 9]
Dourados-MS
2017
A INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CASOS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: UM COMENTÁRIO COM BASE NO FILME “A CAÇA”
1 OLIVEIRA. Carla R.Dan
2 MARTINS, Rosemeire P. Souza
RESUMO
O presente artigo aborda o abuso sexual infantil, as características, sequelas, consequência do abuso sexual infantil, a escuta terapêutica, a atuação e possíveis intervenções do psicólogo, os erros profissionais de psicologia, como o profissional de psicologia pode conduzir uma intervenção psicológica. O estudo intenta discutir o abuso sexual infantil frente a um relato dentro do filme “A Caça” para que o profissional de psicologia possa atuar de forma adequada, investigativa, acolhedora e confiável para que a criança o/ou adolescente se sinta seguro para falar sobre sua vivência. A intervenção psicológica tem que ocorrer de forma de superação para a vítima, pois o abuso é um ato que traz muito sofrimento e transtorno patológicos para a vítima e envolve seu contexto familiar. O delineamento metodológico do estudo foi a pesquisa bibliográfica baseada nos aportes teóricos psicanalíticos. Na maioria das vezes o abuso sexual infantil pode ser intrafamiliar ou extrafamiliar, o profissional de psicologia tem que atuar conforme sua ética profissional e seus conhecimentos sem conduzir para o lado pessoal. Trabalhando com a escuta terapêutica utilizando de um ambiente acolhedor para que a vítima se sinta acolhida para relatar o fato. A intervenção psicológica visa trabalhar a psicoterapia para dar suporte a criança para que ela possa e/ou minimizar o sofrimento do abuso vivido, fazendo com que supere os efeitos causados pelo abuso, enfrentando suas angústias, medo, culpa e vergonha do ocorrido.
PALAVRAS CHAVE: Abuso sexual infantil, consequências e sequelas do abuso, atuação e intervenção psicológica.
ABSTRACT: This article addresses child sexual abuse, characteristics, sequele, consequence of child sexual abuse, therapeutic listening, acting and possible interventions of the psychologist, professional psychology errors, such as the psychology professional can conduct a psychological intervention. The study aims to discuss child sexual abuse in the face of an account within the movie "The Hunt" so that the psychology professional can act in an appropriate, investigative, warm and reliable way so that the child or teenager feels safe to talk about their experience. The psychological intervention has to occur in a way of overcoming the victim, since the abuse is an act that brings much suffering and disorder pathological to the victim and involves their family context. The methodological design of the study was the bibliographical research based on the theoretical contributions of psychoanalysis. In most cases child sexual abuse can be intrafamily or extrafamiliar, the psychology professional has to act according to his professional ethics and his knowledge without leading to the personal side. Working with therapeutic listening using a warm environment so that the victim feels welcome to report the fact. Psychological intervention aims to work with psychotherapy to support the child so that he or she can and / or minimize the suffering of the abuse experienced, overcoming the effects caused by the abuse, facing their anguish, fear, guilt and shame.
KEY WORDS: Child sexual abuse, consequences and sequels of abuse, acting and psychological intervention.
1. Acadêmica/ pesquisadora do curso de graduação de Psicologia da UNIGRAN. Carladan1833@hotmail.com.
2. Graduada em Psicologia pela UFMS, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Mestre em Ciência da Saúde pela UnB/UNIGRAN. Docente do curso de Psicologia da UNIGRAN e orientadora da pesquisa. rsmartins@unigran.br
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo objetiva discutir a atuação do Psicólogo diante de suposto caso de abuso sexual infantil, com vista a uma análise do filme “A caça”, na perspectiva da psicanálise. O filme conta a história de Lucas que trabalha em uma creche como monitor. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara, de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.
O abuso sexual é reconhecido atualmente como relevante problema de saúde pública e social. Desta forma o abuso sexual apresenta sequelas e consequências de curto e longo prazo e pode trazer psicopatologias severas à vítima, perdendo a autoconfiança e a autoestima, causando depressão e muitos outros transtornos relacionados ao fato ocorrido. Neste contexto o profissional de psicologia tem que ter uma capacitação adequada para atender as vítimas de abuso, para que possa ter esperança futura, para que isso não influencia no desenvolvimento da criança.
...