LEV VIGOST
Artigos Científicos: LEV VIGOST. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/10/2013 • 464 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
LEV VIGOTSKI E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
LEV VIGOTSKI foi um psicólogo descobertos nos meios acadêmicos ocidentais.
Foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.
Parte de sua obra foi dedicada as questões escolares.
Uma de suas contribuições segundo LEV VIGOTSKI foi em acreditar que o desenvolvimento e a aprendizagem eram interligadas, uma ocorria através da outra. Que a aprendizagem da criança acontece mesmo antes da entrada da escola e que o aprendizado escolar produz algo novo no desenvolvimento infantil.
Onde o processo de formação de pensamento do individuo é despertado e acentuado em sua vida social e pela constante interação e comunicação entre crianças e adultos.
Desde o nascimento da criança a linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual.
Segundo VIGOTSKI o brinquedo é um mundo imaginário, onde a criança pode realizar seus desejos. Mas quando um adulto nomeiam objetos, afim de indicar as varias relações que estes objetos tem entre si, a criança constrói formas mais complexas e sofisticadas de conceder a realidade.
Uma de suas teoria apresenta a noção de que um bom aprendizado é aquele que se adianta da criança , isto é o desenvolvimento proximal ou potencial.
O conceito da zona de desenvolvimento proximal é a distancia entre o nível do desenvolvimento real, e que costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e a zona de desenvolvimento potencial é desenvolvido pela solução de problemas sob a orientação de um adulto.
Com este conceito podemos ter a possibilidade de deliniar o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, com isso mostra a forma de como a criança organiza a informação e como modo o pensamento opera, assim conhecemos como a criança são capazes de realizar as atividades com ou sem ajuda externa.
Conforme VIGOTSKI a construção social ocorre na interação com os adultos e com os colegas. O desenvolvimento é a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.
Na fase escolar este desenvolvimento deve ser provocado de fora para dentro pelo professor que é uma figura fundamental no processo de preparo do aluno.
Com base nas contribuições de VIGOTSKI a escola pode se tornar um novo lar, um espaço onde deve privilegiar o contato social entre seus membros e torná-los mediadores da cultura. Onde alunos e professores se tornam parceiros nessa tarefa social.
Sendo assim todos os envolvidos tem participação, para que a escola possa se tornar um lugar de construção humana.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
URL:<http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/3820/desenvolvimento-psicologico-segundo-vygotsky-papel-da-educacao-1>. Acesso em: 31 agosto 2013.
URL:<http://www.artigos.com/artigos/humanas/educacao/a--contribuicao-da-teoria-de-vygotsky-para-a-educacao-8766/artigo/ acesso em : 21 set 2013.
PLT - Psicologias Uma introdução ao estudo de Psicologia
Ana Mercês Bahia Bock/Odair Furtado/Maria de Loudes Trassi Teixeira
PRISCILA PEREIRA
...