LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
Por: m2017l • 2/11/2017 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 501 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE ESTÁCIO
Magda Maria Ferreira de Lucena
TRABALHO DA DISCIPLINA TSP I
RESENHA
LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.
Maceió-AL
2017.2
[pic 3][pic 4]
Magda Maria Ferreira de Lucena[pic 5]
RESENHA
LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.
Trabalho apresentado à disciplina TSP I, do curso de Psicologia da Faculdade Estácio Maceió (noturno), para obtenção da avaliação da AV1.
Profa. Analyne
Maceió-AL
2017.2[pic 6]
SUMÁRIO[pic 7]
1.RESENHA.............................................................................................................04
REFERÊNCIAS........................................................................................................06
- RESENHA - LIVRE ARBÍTRIO VERSUS DETERMINISMO E AS 10 RAZÕES DA PSICOLOGIA CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.
A redução da maioridade penal é um tema bastante polêmico em nossa sociedade, tendo em vista sua importância nos debates em diversas áreas do conhecimento, cabendo aqui destacar, a Psicologia, o Direito, a Sociologia, a Pedagogia, e requer um olhar multidisciplinar, voltado para os interesses políticos e sociais da população.
Considero importante refletir aqui sobre a questão do alto índice de violência em nosso país e estado, e principalmente do envolvimento dos nossos adolescentes, em diversos tipos de violências, tanto como agressores e também como vítimas. Inúmeros fatores estão diretamente relacionados com essa temática.
Diante da crescente situação de vulnerabilidade e riscos que os jovens e adolescentes estão expostos, a Psicologia se posicionou através do Fórum de Entidades da Psicologia, apresentando as 10 razões contra a redução da maioridade penal, de forma coerente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), defendendo o desenvolvimento dos indivíduos, respeitando cada etapa da vida,
O Livre-arbítrio é a doutrina que afirma que o Homem é autônomo e responsável pelas suas ações. O livre arbítrio possibilita o Homem ser um sujeito moral. O Determinismo radical afirma que o livre-arbítrio é incompatível com a concepção de um mundo regido por leis causais. Tudo o que acontece é motivado, nossos atos são livres e atos livres não são motivados.
Para Aristóteles, a liberdade é algo respectivamente involuntário e por isso subjetivo. Sartre, dizia ser livre é estar condenado a nulidade. O mundo é para ser sentido, vivido em toda sua plenitude.
...