Lacam sua vida
Por: Acadêmicos Psicologia • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 764 Palavras (4 Páginas) • 462 Visualizações
Universidade Ceuma
Michelle de Fátima Chaves Silva
CPD 40743
TURMA 150431
Antropologia
São Luis
2016
1) Explique a diferença entre cultura material e cultura imaterial e dê exemplos?
R – a cultura material são coisas, objetos que se pode pegar, como em antiquários (Ex: tapete, livros, jóias) e também têm as pirâmides, castelos, torres de outras culturas.
A cultura imaterial seria então tradições como os costumes de cada povo e região que fazem parte de sua cultura imaterial. Na região do nordeste mais precisamente no Maranhão, temos como exemplo de cultural imaterial o tambor de crioula o bumba meu boi entre outros.
2) Com base na leitura de Rocha (1994, p. 7-22) e Presotto (2010, p. 54-55), explique no que consiste o Etnocentrismo e a Relativização cultural de dê exemplo de cada um.
R - O Etnocentrismo trata-se de uma visão que toma a cultura do outro como algo menor, sem valor, errado. A visão etnocêntrica considera a lógica de funcionamento de outra cultura. A herança cultural que recebemos e nossos pais e antepassados contribui para isso, pois nos condiciona ao mesmo tempo em que nos educa. O Etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar brasileira. Em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos acostumados aqui a comer um pastel ou pipoca.
A relativização ela se opõe ao Etnocentrismo, pois ela propõe que uma cultura deve ser observada e avaliada através de seus próprios valores, levando em conta o seu desenvolvimento histórico e cultural, não é superior as outras e sim uma relação capaz de ter um fim ou transformação. Exemplo: ao entrar em contato com outra cultura, deve-se respeitar os valores de uma tribo que não aceita bebês com deficiência, assassinando-os.
3) De acordo com DaMatta (2009, p. 106) “Na historia da Antropologia existem portanto como que duas vertentes analíticas claramente visíveis. A primeira esta representada pelo evolucionismo, onde existe uma perspectiva totalizadora, uma sociedade tomada sempre como ponto de referência indiscutível e uma teoria histórica que permite alinhavar todos os costumes em termos de valores muito importantes ao sistema ocidental. O segundo paradigma, representado pelo funcionalismo, mostra uma tendência aposta. Aqui, trata-se de desenvolver uma visão parcial, mas extremamente acurada da operação das sociedades humanas.” Sendo assim, como base na leitura de DaMatta (2009, p. 106) e Presotto (2010, p.263-267 e p. 275-278), diga quais são os pressupostos básicos do Evolucionismo e do Funcionalismo.
R – Pressupostos básicos do Evolucionismo com uma única mentalidade capaz de gerar um único caminho de desenvolvimento possível para a sociedade humana e que os costumes tem uma origem, uma substancia, um individualidade e, evidentemente, um fim. O método comparativo surge considerando a igualdade geral da natureza humana. As idéias da sociedade deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes.
Pressupostos básicos do Funcionalismo trata-se de modo pelo qual essas doutrinas enquadram as diferenças entre os homens, ou seja, o modo pensar as diferenças evolucionista é pela redução da diferença espacial. Então surgiu a possibilidade de estudar a sociedade como um sistema coerente integrado de relações sociais. Um sentido básico do termo funcionalismo tem a ver com funcionalidade do sentido de que nada num sistema ocorre ao acaso ou esta definitivamente errada ou deslocado.
...