Levantamento Bibliográfico - Projeção
Pesquisas Acadêmicas: Levantamento Bibliográfico - Projeção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jmoscatini • 25/9/2014 • 598 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
MORRIS, C. G. A., Maist, A.; Introdução a Psicologia. São Paulo, Prentice Hall, 2004.
Segundo Morris (2004), projeção consiste em atribuições à outras pessoas de ideias, sentimentos ou motivações reprimidas.
Atribuímos aos outros sentimentos que não queremos reconhecer como nosso, tornando assim a origem de nosso conflito externo a nós mesmos.
FONSECA, A.L.B., MARIANO, M.S.S. Desvendando o Mecanismo da Projeção. Psicologia em foco. Vol.1 (1). Jul./Dez., 1-8, 2008. Disponível em: <http://linux.alfamaweb.com.br/sgw/downloads/161_063102_10.pdf> Acesso: 06 abril.2014.
No presente artigo, o termo projeção tem origem vinculada aos estudos da neurofisiologia, considerando-a uma operação pela qual um evento é deslocado do meio externo e localizado no meio interno, correspondendo às respostas do organismo às sensações e percepções neurológicas que lhe forem provocadas. A captação de estímulos sensoriais provenientes do ambiente é conectada as áreas adequadas do Sistema Nervoso Central e conjuntamente com as experiências anteriores, transforma-se em respostas comportamentais.
Os autores citam que para Freud o mecanismo projetivo consiste em procurar no exterior a origem de um desprazer, defendendo o sujeito daqueles sentimentos, desejos, que não suportaria percebê-los como próprios. A projeção se origina na pulsão - excitação geradora de tensão, geralmente proveniente da sexualidade. Esta excitação é dividida em pulsão de vida - produtora de energia vital e mantenedora do sujeito em funcionamento- e pulsão de morte - produtora de processos destrutivos.
MORAES,F. F., Considerações sobre o conceito de projeção. Psicologia Analítica. Abril 2012. Disponível em:< http://www.psicologiaanalitica.com> Acesso em: 06 abril.2014.
Neste artigo, o autor faz uma compreensão de Jung acerca da projeção, que é próxima da psicanálise.
Para Jung, a projeção nunca será um ato voluntário. O mecanismo de projeção faz parte da dinâmica normal da psiquê, podendo estar relacionada a uma dinâmica saudável da psique ou atuar com um mecanismo de defesa.
Jung faz uma distinção entre projeção ativa e passiva. Sendo projeção ativa o que chamamos de empatia, o que pode chegar a identificação. Entretanto, a projeção passiva consiste em um fenômeno inconsciente que nos toma.
A projeção pode ter vários aspectos, defensivos ou saudáveis, este último tem como finalidade o encontro do indivíduo consigo mesmo. Ao projetar um conteúdo no meio externo o inconsciente não "esconde" esse conteúdo, mas expõe o indivíduo a esse conteúdo de uma forma que não ofereça tanto perigo ao Ego, possibilitando que no momento certo o indivíduo possa confrontar e integrar esse conteúdo, dado um passo no processo de individuação.
NEVES, F. J. L. A psicanálise Kleiniana. Reverso [online]. 2007, vol.29, n.54, pp. 21-28.
Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/scielo> Acesso em: 06 abril.2014.
Neste artigo, o autor reflete sobre a projeção de acordo com Melanie
...