MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Resenha: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elicalatrava • 1/6/2013 • Resenha • 429 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
A ESCOLA EM PROFº. PAULO FERNANDO NÓBREGA TORTELLO, localizada na Rua: PEDRO CARRASCO MONTALBAN Nº140¬ – Bairro: PARQUE DAS LARANJEIRAS.
A mesma foi criada pelo Decreto nº 6786, de 19/12/1989 (com efeito retroativo a 01/02/1989) Unidade Pré – Escolar, atendendo somente a Educação Infantil, desde sua criação até o ano de 2.000, até aí, identifica com CEI 49, funciona num prédio totalmente adaptado e cheio de dificuldades.
Com o início da construção de um novo prédio durante o ano de 2000 e com o Decreto 2001, passamos, também , a atender este nível de modalidade de Ensino.
Com a inauguração do novo prédio, a Escola recebeu o patrono; o professor Paulo Fernando Nóbrega Tortello.
Paulo Fernando Nóbrega Tortello nasceu em 1952 e faleceu no dia 24 de 2000, aos 48 anos. Era o primeiro dos cinco filhos do professor de Língua Portuguesa da faculdade de Filosofia, João Tortello , e de Maria Helena Nóbrega Tortello.
Era professor de todos os estilos literários, escritor, poeta e sociólogo. Foi um dos fundadores da Academia Sorocabana de Letras (ASL).
Produziu textos introdutórios com os dados biográficos, cronológicos e a interpretação das obras de Max e Lênin, no qual escreve o livro ¨O pensamento vivo de Lênin¨e o¨Pensamento vivo de Galileu¨, que foram organizados na década de noventa, editado pelo Martins Claret.
A fim de possibilitar a busca de novas relações inter-pessoais, pedagógicase políticas coerentes com os anseios da comunidade, expressando novas propostas para que a escola como um espaço de relações humanas, possa promover aprendizagens significativas.
Esta alicerçada nos três pilares: Educação de Qualidade para todos (Educação Inclusiva), Educação Humanista e Gestão Democrática.
A Educação de Qualidade e pa4ra todos se transforma constantemente para atender ás diferenças e tem como consegüência a inclusão incondicional dos alunos ás escolas regulares, suscitando uma reflexão sobre o que somos, quem é o outro e provoca uma relação solidária com o nosso próximo.
A Humanista concebe os seres humanos integral e plenamente, não fragmentando ou previlegiando alguns aspectos da personalidade de cada um no desenrolar do processo der desenvolvimento. O objetivo dessa educação é mais formativo do que instrucional e busca promover seres mais felizes, solidários, que têm prazer de viver, aprender e conhecer cada vez mais o mundo que os cerca, sentindo-se parte integrante do Universo.
A Gestão Democrática está relacionada com o exercício da cidadania. Nessa modalidade de gestão, cada um assume responsabilidades e contribui decisivamente para a transformação social, ciente de que a escola representa um ambiente desejável e indispensável para que essa transformação ocorra.Para tanto, é necessário aprender a trabalhar coletivamente e aprender fazendo
...