METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PRODUÇÃO TEXTUAL
Por: gilmara1206 • 3/3/2016 • Seminário • 301 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
Metodologia do trabalho científico e produção textual
PARADIGMA é um modelo ou padrão a seguir.
POSITIVISMO é uma corrente filosófica onde as ideias são baseadas na observação , exatidão, sem especulações ou teorias ou especulações teológicas ou metafísicas.
CONSTRUTIVISMO, nessa teoria, ou realidade, é uma construção criada por quem observa.
PARADIGMA são padrões psicológicos , modelados que usamos para navegar na vida; por exemplo, aquilo que vai ser observado e como será, quais questões serão formuladas .
ENFOQUE , toda atenção voltada ao objeto no determinado momento. Pode ser interpretativo por que, cada um pode criar sua própria opinião a cerca do objeto.
PARADIGMA POSITIVISTA
Empírico, racional, quantitativo, altamente eficaz no desenvolvimento científico; trouxe muitos resultados. Toda pesquisa tem como objetivo testar a hipótese, analisando estatisticamente os dados até serem provados cientificamente.
PARADIGMA INTERPRETATIVO
Também chamado de humanista, naturalista, femenemológico ou etnográfico. Sem interesse de generalizar o objeto de estudo. A base de interpretação são desejos, interesses, motivações, expectativas, observação ideológica. Individualizar.
PARADIGMA SÓCIO-CRÍTICO
Veio para servir de alternativa entre o positivismo e o interpretativo. Um equilíbrio entre o reducionismo do positivismo e o conservadorismo do interpretativismo. Tendo um projeto de pesquisa dialético, oferece várias opções que devem ser analisadas diante monitoramento das variáveis para se atingir o objetivo. Significa que é difícil conseguir pureza no uso desses paradigmas.
PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
Em todas as disciplinas científicas encontramos o método científico, sendo distinguidas especificamente por seus objetos. Eu prefiro dizer que seja o estudo da alma, por isso tanta variação. Temos 4 tipos de metodologias aplicadas ao desenvolvimento e conhecimento em Psicologia; o Clínico, o Comparativo, o Etológico e o Estatistico. Um conjunto de técnicas que podem ser consideradas de desenvolvimento da Psicologia, varia em função de cada área. Podemos dizer que, na Psicologia não há terminologia ou metodologia comum , mas sim, uma grande variedade de orientações técnico-metodológicas.
...