Martin Heidegger
Bibliografia: Martin Heidegger. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nacelio2008 • 20/5/2014 • Bibliografia • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 599 Visualizações
1.Martin Heidegger
Filósofo alemão
Biografia de Martin Heidegger:
Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão da corrente existencialista. Foi considerado um dos maiores filósofos do século 20. Exerceu grande influência em intelectuais como Jean-Paul Sartre.
Martin Heidegger nasceu em Meßkirch, distrito de Baden. Quis inicialmente ser pa-dre e cursou teologia na Universidade de Freiburg, onde foi aluno de Edmund Hus-serl, teórico e filósofo criador da fenomenologia.
A partir da influência que adquiriu do professor Husserl, escreveu o livro que marca-ria a sua vida, o “Ser e Tempo”. Em 1933, ocupou a cátedra deixada pelo seu mes-tre.
Heidegger adotou postura a favor do nazismo quando Hitler assumiu o poder, en-quanto já era reitor de Freiburg.
O nacionalismo político de Hitler fazia-se presente nas obras de Heidegger, que iso-lou-se na floresta negra para escrever o “Ser e o Tempo”,(1927) sua obra mais mar-cante.
A teoria de Heidegger baseia-se na ideia de que o homem é um ser que busca aqui-lo que não é. Seu projeto de vida pode ser eliminado pelas pressões da vida e pelo cotidiano, o que leva o homem a isolar-se de si mesmo.
Heidegger também trabalhou o conceito de angústia, a partir do qual o homem transcende suas dificuldades ou deixa-se dominar por elas. Assim, o homem seria um projeto inacabado.
Heidegger escreveu trabalhos importantes sobre a linguagem criadora e a poesia. Outras obras relevantes que escreveu: “Kant e o problemas da metafísica” (1929), “Introdução à Metafísica” (1953) e “ Que é Isto - A Filosofia?“ (1962).
Faleceu em Freiburg, 1976.
Informações biográficas de Martin Heidegger:
Data do Nascimento: 26/09/1889
Data da Morte: 26/05/1976
Nasceu há 123 anos
Morreu aos 86 anos
Morreu há 37 anos
Última atualização do biografia de Martin Heidegger: 21/08/2012.
2.Martin Heidegger
Encontrados 5 pensamentos de Martin Heidegger
Nunca chegamos aos pensamentos. São eles que vêm.
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A angústia é a disposição fundamental que nos coloca perante o nada.
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Entre o pensamento e a poesia há um parentesco porque ambos usam o serviço da linguagem e progridem com ela. Contudo, entre os dois persiste ao mesmo tempo um abismo profundo, pois moram em cumes separados.
Martin Heidegger
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O Simples guarda o enígma do que é grande e permanece.
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Mas, onde há perigo, cresce, também, a salvação.
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http://pensador.uol.com.br/autor/martin_heidegger/
www.e-biografias.net/martin_heidegger
Livro explica a atualidade de Martin Heide-gger
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UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO
"Heidegger está à altura do nosso tempo. Para questões fundamentais de nossa épo-ca, ele é mais adequado que o próprio Nietzsche."
É assim que Oswaldo Giacoia Jr., professor de filosofia da Unicamp e autor de vários estudos sobre Friedrich Nietzsche (1844-1900), explica sua recente dedicação a Mar-tin Heidegger (1889-1976).
Um dos frutos desse interesse é o livro "Heidegger Urgente - Introdução a um Novo Pensar", do selo Três Estrelas, que se propõe a apresentar o filósofo ao público leigo e a discutir a atualidade de suas ideias.
"É 'urgente' no sentido de necessário", diz Giacoia sobre o chamado filósofo da Flo-resta Negra. Do começo ao fim do livro, o autor enfatiza a importância e a peculiari-dade de Heidegger, considerado um dos pensadores mais relevantes dos últimos tempos.
Felix Man/Reprodução
O filósofo alemão Martin Heidegger, autor de "Ser e Tempo"
De acordo com estudiosos, Heidegger se destaca por tentar responder por que existe o ser em vez do nada, isto é, por que existem algumas coisas em vez de coisa nenhuma.
Giacoia reconhece o valor dessas meditações de Heidegger, mas o professor da Uni-camp está particularmente interessado nas discussões sobre a tecnologia moderna.
"Sua reflexão acerca da técnica é 'sui generis', e não podemos pensar a época con-temporânea sem a técnica. Ela se espalhou como lógica planetária, e parece que não vê nenhum tipo de limite."
Enquanto diversos filósofos pensaram a tecnologia como instrumento a serviço do homem (para o bem ou para o mal), Heidegger a caracterizou como uma espécie de mecanismo de criação.
Para Heidegger,
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