Mecanismo De Defesa
Artigos Científicos: Mecanismo De Defesa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: naizinha • 2/11/2014 • 215 Palavras (1 Páginas) • 543 Visualizações
Mecanismos de Defesa
A percepção que cada individuo tem sobre o mundo externo nem sempre é positivo e muita das vezes vem com muitas tristezas, angustias e decepções, que para Freud os mecanismos de defesa nada mais é que o processo pela qual o EGO exclui da consciência os conteúdos indesejados protegendo então o psíquico. Mecanismo de defesa seria então as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas que seria o ID e o SUPEREGO.
Nenhum individuo, naturalmente, faz uso de todos os mecanismos de defesa possíveis. Cada pessoa utiliza uma seleção deles, mas estes se fixam em seu ego. Tornam – se modalidades regulares de reação de seu caráter, as quais são semelhante original. Concedendo – lhes um teor de infantilismo. O ego do adulto, com sua força aumentada, continuam a se defender contra perigos que não mais existem na realidade; na verdade, vê se compelido a buscar na realidade as situações que possam servir como substituto aproximado ao perigo original, de modo a poder justificar, em relação aquelas, o fato de ele manter suas modalidades habituais de reação. Os mecanismos defensivos, por ocasionarem uma alienação cada vez mais ampla quando ao mundo externo e um permanente enfraquecimento do ego, preparem o caminho para o desencadeamento da neurose e o incentivam. (Freud, 1937)
...