Memória
Resenha: Memória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana96ferreira • 25/10/2014 • Resenha • 363 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
A palavra memória, de origem latina, deriva de menor e oris, e significa “o que lembra”, ligando-se, assim, ao passado; portanto, ao já vivido. Ao nível individual, a memória é a capacidade de um conjunto de funções psíquicas que possibilitam conservar certas informações, “graças às quais o homem pode atualizar impressões ou informações passadas, ou que ele representa como passadas” (LE GOFF, 1996: 423).
Sem esta função mental era impossível aprender, pois é ela que permite recolher informação, não esquecendo as informações antigas e juntando sempre as novas. Deste modo pode dizer-se que a memória dá continuidade ao presente. A memória também é a responsável pela formação da personalidade de cada um, pois as sensações/estímulos dados pelas informações que nos são fornecidas ao longo do tempo constroem a personalidade. Sem ela deixaríamos de ser quem somos. É a memória que assegura a identidade pessoal de cada um.
Existem, pelo menos, três diferentes processos que podem ser identificados na memória humana, como as operações de codificação, armazenamento, e recuperação.
O primeiro processo, e de primordial importância, acontece na memória sensorial e envolve a associação do significado a um padrão sensorial.
A memória sensorial é um sistema de memória que através da perceção da realidade pelos sentidos retém por alguns segundos a imagem detalhada da informação sensorial recebida por algum dos órgãos dos sentidos. A memória sensorial é responsável pelo processamento inicial da informação sensorial e a sua codificação. O segundo processo acontece na chamada memória a curto prazo. Esta memória recebe as informações já codificadas pelos mecanismos de reconhecimento de padrões da memória sensorial e retém estas informações por alguns segundos, talvez alguns minutos, para que estas sejam utilizadas, descartadas ou mesmo organizadas para serem armazenadas. O terceiro processo acontece na memória a longo prazo, que recebe as informações da memória a curto prazo e as armazena. A memória a longo prazo possui capacidade ilimitada de armazenamento e as informações ficam nela armazenadas por tempo também ilimitado. A forma como é organizadas as informações mantidas pela memória a longo prazo e os processos de procura e recuperação destas informações são foco de importantes estudos nos dias atuais.
Durante o trabalho irão ser aprofundados entre outros, estes conceitos resumidamente descritos.
...