Metodologia_cientifica Unidade 1
Por: Daline Sola • 7/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.871 Palavras (8 Páginas) • 213 Visualizações
Introdução
A Psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento em meios internos e externos. Atua em várias áreas por exemplo, como na educação infantil, reeducativa, terapêutica, entre outras.
É responsável também pelo desenvolvimento cognitivo da criança, ajudando nos movimentos corporais, interpessoais, noção de tempo e espaço.
Já na gerontopsicomotricidade ela é voltada para os idosos, onde é responsável pela parte física, mental e social, proporcionando uma melhor qualidade de vida, fazendo com que o idoso se sinta mais ativo na sociedade, é importante também para a interação dos idosos que sofrem de alzimer e ou esclerose múltipla, trazendo de volta os sentidos e movimentos ou evitando a perca dos mesmo.
História da psicomotricidade
A psicomotricidade surge através de um discurso medico mais voltado para o neurológico, se iniciou no século XIX para nomear as áreas do córtex cerebral indo mais além das regiões motoras. Foi a partir da necessidade medica de encontrar uma área especifica que cuidasse somente dessa parte que tomou origem com o nome de psicomotricidade.
No ano de 1870, Dupré deu maior importância para o campo psicomotor. Já em 1925 Henry, psicólogo estuda o movimento do corpo humano e a diferença do movimento psicomotor, que permitiu relacionar o movimento do afeto, a emoção do meio, hábitos e a relação interpessoal.
A psicomotricidade começou a ser praticada no momento em que o corpo deixou de ser visto apenas com um pedaço de carne, a pratica mais especifica psicomotora começa em 1935 com Eduard Guilmain, que elaborou exames para medir e diagnosticar transtornos psicomotores.
No início a psicomotricidade era voltada apenas para correção de alguma debilidade, dificuldade ou deficiência, hoje ela vai mais longe. A psicomotricidade ocupa um lugar importante na educação infantil, sobretudo na primeira infância em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores afetivos e intelectuais.
Ela é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores como a velocidade o espaço e o tempo.
O termo psicomotricidade se divide em duas partes, a motriz e o psiquismo, que constituem um processo de desenvolvimento integral da pessoa, a palavra motriz se refere ao movimento, enquanto o pisco determina a atividade psíquica em duas fases, a sócio afetiva e cognitiva.
Para Piaget a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças, nos primeiros anos de vida até os sete anos aproximadamente a educação da criança é psicomotores, o conhecimento a aprendizagem centra-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através da sua ação e movimento.
A psicomotricidade na infância.
Ela está voltada para o desenvolvimento cognitivo, corporal e afetivo, não é necessário que seja um aprendizado adquirido somente na escola, as relações interpessoais também contam bastante. O corpo é a primeira forma de linguagem para a criança, pois através dele ela introduz sua comunicação na sociedade.
A psicomotricidade além de tratar dos estímulos corporais da criança desenvolve seus aspectos psicológicos, qualificando seus processos de ensino e aprendizagem, fazendo com que a criança fique tenha interação e obtenha novos conhecimentos.
- etapas do sistema corporal segundo Le Boulch
1 etapa: corpo vivido (até 3 anos de idade)
O bebe sente o meio ambiente como fazendo parte dele, a medida que cresce vai ampliando suas experiências, e passa pouco a pouco a diferenciar seu espaço.
Nesse período que a criança amplia e enriquece sua experiência motora, suas atividades iniciais são espontâneas.
2 etapa: O corpo descoberto (De 3 a 7 anos)
É como se a criança já tivesse uma maturidade e passa a entender seu corpo, ela já convive com outras pessoas. É nessa fase de maturação que a criança passa a aperfeiçoar seus movimentos, domínios do seu corpo e limites.
3 Etapa: Corpo representado (De 7 a 12 anos)
No início dessa fase a representação mental da imagem e do corpo consiste numa simples imagem reprodutora, ou seja a imagem do corpo estática.
É a partir dos 10\ 12 que criança dispõe de uma imagem mental do seu corpo em movimento. Nesse momento a criança antecipa seus movimentos, deixando para trás a imagem reprodutora e passar a ter a imagem antecipatória, revelando assim o verdadeiro trabalho mental.
Por exemplo na parte da imagem reprodutora se a mãe levanta os braços, a criança levantará também, já na antecipatória a própria criança toma suas atitudes.
Princípios e metas da psicomotricidade infantil
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança tem como meta:
- motivar a capacidade sensitiva atrás das sensações e relações entre o corpo exterior (o outro e as coisas)
- cultivar a capacidade perceptiva atrás do conhecimento atrás do conhecimento dos movimentos da resposta corporal,
- organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos atrás de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.
- fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, atrás da ação criativa e da expressão de emoção.
- ampliar e valorizar a identidade própria e auto estima dentro da pluralidade grupal.
- criar segurança e expressar-se atrás de diversas formas como ser valioso, único e exclusivo.
- criar uma consciência e um respeito a presença ao espaço dos demais.
A importância da psicomotricidade na vida adulta e na terceira idade
O estilo de vida cercado de responsabilidadees e compromissos tem levado ao sedentarismo. Por um outro lado, o excesso de exercícios embalados pela estética pode também ser fator de desequilíbrio físico e mental.
A palavra Geronte significa idoso, (Considerado nos países desenvolvidos a partir dos 65 anos). E psicomotricidade é a ciência que estuda os movimentos do corpo.
A gerontopsicomotricidade é a área da psicomotricidade que busca trabalhar preventivamente a velhice de forma sabia e saudável, o homem em movimento em relação ao seu meio interno e externo sendo rígida por três fatores, que são, movimento, intelecto e o afeto.
O envelhecimento é um processo continuo e inevitável, onde no decorrer dos anos, ocorre uma série de modificações que necessitarão de adaptações que serão estudadas com medidas reabilitativas ativas e preventivas.
...