Modelo Ontogenetico no filme "A onda"
Por: claraclara • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 308 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
Modelo ontogenético
No filme “A Onda”, Tim se reúne com alguns rapazes após a festa, a fim de entregar uma substancia ilícita encomendada por eles. Nessa cena é possível identificar algumas características que marcam o nível ontogenético do modelo de seleção por consequência de Skinner(1981/1987). Dessa forma, é possível descrever a emergência de características que singularizam as respostas de um indivíduo, diferenciando-se dos demais. ( ANDERY, MICHELETTO, SÉRIO, pg. 39)
Uma das características marcantes desse nível é a sensibilidade ao reforçamento. Em toda a longa-metragem é possível perceber que o personagem Tim possui uma necessidade de atenção e de se sentir incluído em um meio. Com a identificação da história que constitui o comportamento, a família de Tim o priva de um reforço positivo, que é a atenção. A privação torna o efeito reforçador mais potente com a impossibilidade de contato com determinado reforço.
Essa necessidade de atenção faz com que Tim emita a resposta de entregar o pacote sem pedir nada em troca, alegando a amizade entre os demais ali presentes. O personagem foi reforçado positivamente pela atenção de alguém. A atenção das pessoas é reforçadora por ser condição necessária para outros reforços e a probabilidade de se atrair atenção aumenta. Com isso, há a aprovação dos rapazes pela entrega do pacote de graça, moldando e estabelecendo seu comportamento.
Há a modelação do comportamento a partir das contingências externas. Essa modelação é obtida permitindo reforçadores após respostas que se aproximam da resposta que se deseja obter, no caso, a inclusão do personagem no ambiente. Portanto, diante dos aspectos abordados, fica fácil perceber a interação do personagem com os demais garotos é de nível ontogenético, visto que essa relação está diretamente ligada a necessidade de Tim de estar incluído em um grupo e essa singularidade presente em sua personalidade é um fator construtivo de seu eu, evidenciando a existência desse modelo.
...