Monstros SA - Behaviorismo
Por: Maicon Freitas • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 316 Palavras (2 Páginas) • 564 Visualizações
NOME DO ALUNO: Maicon Alves de Freitas
RGM: 15560520
DISCIPLINA: Diversidade Étnico-Cultural
NOME DO TUTOR: Margarete
As teorias antropológicas da cultura para estudar o Homem e suas obras nos ajudam no entendimento das mais diversas manifestações culturais da humanidade ao longo de sua existência, mais especificamente, o ser humano e o meio em que vive.
Dentre as teorias culturais, tendo em vista a luz dos antropólogos, temos o “Evolucionismo” com sua visão mais ampla observando de forma linear o caminho do Homem ao longo de sua história, o “Difusionismo” buscando a explicação do desenvolvimento cultural nos distintos meios, o “Funcionalismo” não focando mais as origens, mas sim ao contexto em determinado momento (em alguma época por algum fator) e o “Estruturalismo” que adotou posições próprias de natureza predominantemente subjetiva.
Estas ferramentas auxiliam a Antropologia em sua visão cultural, que antes estava abstrata e após a segunda metade do século XIX e de todos os acontecimentos ocorridos anteriormente – Renascimento Cultural da Europa século XVI e XVII, surgimento das grandes navegações do século XIV e expansão do comércio marítimo e descoberta do Novo Mundo neste mesmo século, o desenvolvimento do método científico do século XVI ao século XVIII, a racionalidade Iluminista durante o século XVIII assim como a consolidação do cientificismo e da corrente de pensamento positivista – torna-se seu conhecimento mais objetivo.
Esta mudança faz com que tal ciência possa ser vista com algo mensurável, experimentado e comprovado em seu conhecimento, como predominantemente a ciência é em suas teorias.
Além de tornar algo mais teorizado, estas ferramentas apresentadas acima faz com que a Antropologia possa reconstituir o passado de forma evolucionista ou difusionista, por exemplo, para depois entender o presente, talvez com a ajuda do funcionalismo, e assim projetar, almejar um conhecimento e reflexões do horizonte do Homem.
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