Moradores De Rua
Casos: Moradores De Rua. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucascoutinho9 • 25/3/2015 • 201 Palavras (1 Páginas) • 340 Visualizações
Relação ao livro Saber Cuidar:
Ao falar de cuidado com o próximo, o autor afirma que na há só a rede de relações sociais, existem as pessoas concretas, como humanos são seres falantes, pela fala constroem o mundo com suas relações. Por isso, o ser humano é na essência, alguém de relações ilimitadas, é concretamente um rosto com olhar e fisionomia. O rosto do outro torna impossível a indiferença. Especialmente o rosto do empobrecido, marginalizado e excluído. O rosto possui um olhar e uma irradiação da qual ninguém pode subtrair-se.
Por isso muitas vezes ao andar na rua muitas pessoas ao verem alguém nessa situação preferem desviar o olhar e seguir, sem ao menos cumprimentar tornando essas pessoas sentirem-se cada vez mais excluídos da sociedade.
No livro ele afirma que cuidar do outro é zelar para que esta dialogação seja libertadora, sinergética e construtora de aliança perene de paz e amorizaçao.
Como tratar alguém nessa situação?
Quando visitamos a Ronda, o coordenador Gilmar disse que ao chegar lá não deveríamos sentir pena pois o que estávamos fazendo não era uma caridade e sim o objetivo era dar força para eles verem que não estão excluídos e sair daquela situação pois só eles podiam buscar a libertação.
...