Multiculturalismo E Educação
Pesquisas Acadêmicas: Multiculturalismo E Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alsl2114 • 28/9/2013 • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 628 Visualizações
MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: desafios para a prática pedagógica.
A problemática da educação nos dias atuais nos arremete as grandes dificuldades nas práticas educacionais e nos leva a formularmos algumas perguntas como por exemplos: universalização da escolarização, qualidade da educação, projetos políticos-pedagógicos, dinâmica interna nas escolas, concepções curriculares, relações com a comunidade, função social da escola, indisciplina e violência escolares, processos de avaliação no plano institucional e nacional, formação de professores/as, entre outras.
Começamos pela universalização da escolarização, que infelizmente deveria ser de qualidade pública nacional. Mesmo com a nossa LDB (Lei de Diretrizes e Base), não temos a devida escolarização universalizada, pois há uma terrível diferenciação de norte a sul e de leste a oeste do país. Portanto ainda acreditamos numa sociedade de educação e cultura universalizada no que diz respeito a esta problemática.
A qualidade da educação é de terceiro mundo, mas a pedagogia vem tentando melhorar através de grandes projetos educacionais e culturais, porém infelizmente a escola pública não foi projetada para fazer grandes homens e mulheres como diferenciais na nossa sociedade burguesa, mas a persistência de muitos educadores tem feito à diferença em nosso país. Temos visto a diferença de muitos professores nos seus desempenhos quando estão atuando como educadores dentro da educação pública e no seguimento privado. Um dos problemas mais graves, infelizmente é a má distribuição de renda no Brasil, numa sociedade capitalista, egoísta e muitas vezes mesquinha. A falta de projetos políticos-pedagógicos, que, aliás, é de responsabilidade do Estado, não têm sido suficientemente eficaz para o desenvolvimento da educação e não acredito que o governo tenha maiores interesses, pois quanto mais ignorantes forem os nossos filhos, ou seja, as nossas crianças, tudo vai ficando cada vez mais fácil para serem manipulados pela burguesia.
A dinâmica interna das escolas é sempre a mesma, ou seja, mecanizada e quando algum educador tem novas ideias, são simplesmente refutadas e o sistema procura descartar e silenciar, a fim de que não haja problemas de conscientização e que não venha proliferar o sistema educacional brasileiro. Quanto às concepções curriculares não podem ser mudadas e tal aprovação automática ainda terá uma longa vida, ou seja, um longo caminho a percorrer. Falta uma ligação mais forte e mais atuante com a comunidade, acreditamos que um estreitamento entre a escola e a comunidade traria um benefício maior, pois há problemas que só vai ser resolvido com o alargamento dessa relação. Apenas as reuniões que são realizadas trimestralmente e alguns eventos, não são necessários, pois afinal de contas, trata-se do futuro do nosso país e é preciso trabalhar para que a cada dia inúmeros sonhos sejam realizados, mesmo sabendo que o nosso país vai permanecendo nas mãos de uma pequena parte da sociedade, ou melhor, da burguesia.
A função social da escola é também sem dúvidas, uma terrível problemática que só tem crescido e mesmo com o empenho do Estado tem sido pouco, porém a sociedade precisa ser mobilizada de forma consciente e preparada para um enfretamento político-social, mesmo sabendo que muitas baixas foram realizadas em décadas passadas. A indisciplina e violência nas nossas escolas têm afugentado nossos professores e sem dúvidas o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ou seja, o ECA vem contribuindo muito para esse crescimento e nossos educadores têm se sentido numa prisão e muitas atrocidades vem ocorrendo. Acreditamos piamente que o Estado e a sociedade devem rever esse estatuto, ou melhor, a nossa CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA. Sou orgulhoso de ser brasileiro, mas não tenho orgulho do Brasil, pois acredito que poderíamos ser um dos melhores em tudo no globo terrestre.
O processo de avaliação é simplesmente horrível! Tanto institucional como nacionalmente, também deve ser revisto pelo Estado e sociedade. Acreditamos que toda camada social deveria estar juntas para criar soluções inovadoras e renovadoras, pois somos ricos suficientemente para sermos uma grande potencia mundial e não vivermos em situações caóticas para a maioria do país.
Finalmente chegamos à
...