Métodos de Avaliação por Imagem do SNC
Por: catharine0805 • 29/8/2016 • Tese • 533 Palavras (3 Páginas) • 474 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Bioimagem
Professora: Rosa Brim
Apostila IV
Métodos de Avaliação por Imagem do SNC
Parte I
Antes do uso da tomografia computadorizada e da ressonância magnética para o estudo em imagem do sistema nervoso, somente era possível avaliar, através da radiologia convencional, as alterações estruturais do crânio.
CRÂNIO
Radiologia Convencional
[pic 2]Usando as incidências PA e perfil é possível através desse método avaliar a forma e volume da calota craniana bem como suas alterações:
- Alterações congênitas, por exemplo, craniossinostoses;
- Fraturas (Figura 1);
- Lesões Cálcicas.
O uso de Raios X não permite o estudo do encéfalo, meninges e vasos, sendo necessário lançar mão de outros métodos.[pic 3]
AVALIAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
Na avaliação do SNC é de extrema importância ter conhecimento da anatomia encefálica, correlacionando os achados clínicos com a provável topografia da lesão. Os exames descritos permitem avaliar estruturas invisíveis à radiologia convencional.
Ultrassonografia Transfontanela
É um método utilizado em crianças que ainda possuam fontanelas abertas. Através delas é possível avaliar alterações ventriculares e, com menor acurácia, o parênquima encefálico.
Vantagens: Associada ao Doppler,analisa lesões vasculares de vulto; Localiza hematomas ou tumores em atos neurocirúrgicos; estuda lesões do couro cabeludo.
Desvantagens: Não é sensível a lesões de calota craniana; a qualidade do exame depende do tamanho da fontanela.
Tomografia Computadoriza (TC)
[pic 4]A TC produz imagens em plano axial, sendo os outros planos reconstruídos no computador. Utiliza rotineiramente contraste iodado para melhor visualização de estruturas vasculares, permitindo classificar as lesões em hiper-, hipo-, ou não captantes.
[pic 5]Vantagens: Avalia bem as estruturas anatômicas; Diagnostica lesões hemorrágicas, isquêmicas, inflamatórias e expansivas sólidas ou líquidas (Figura 2); permite realização de angiotomografias para estudo de lesões vasculares.
Desvantagens: Pouco sensível a alterações na substância branca; não é multiplanar; oferece riscos por usar radiação ionizante; o contraste pode causar reações alérgicas.
Como já foi estudado, a TC traduz em imagens as estruturas de acordo com sua densidade, variando de tons de cinza (Tabela 1).
Exemplos | |
Hipodensas | Líquor, cistos, AVEi antigo |
Hiperdensas | Calcificações, hemorragia aguda. |
Isodensa (densidade semelhante a do parênquima cerebral) | AVEi recente (< 6h) |
Tabela 1. Densidade dos tecidos na TC de crânio
Ressonância Magnética
É o método que apresenta o maior número de vantagens na avaliação do SNC. Apresenta uma excelente resolução e permite um estudo bastante acurado da morfologia e função das estruturas. Diferente da TC, é sensível a lesões nos núcleos da base e permite a realização de angiorressonância sem uso de meio de contraste. Nos exames contrastados, utiliza o gadolíneo.
...