NUTRIÇÃO VAI AO CINEMA: O Mínimo para Viver
Por: Adrianafroesm • 12/5/2020 • Trabalho acadêmico • 322 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR
NUTRIÇÃO VAI AO CINEMA
O Mínimo para Viver
Sinopse
Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.
Dados de identificação da personagem escolhida
Nome: Ellen
Idade: 20 anos
Gênero: feminino
Dados familiares: Kelly (irmã); Susan (madrasta); Judy (mãe); Jack (pai)
Histórico do problema com alimentação do personagem
Ellen tem anorexia nervosa, e mesmo tendo consciência que tem um distúrbio alimentar, ela diz várias vezes que está tudo sob controle. Ela se recusa a comer pois sente muito medo de engordar. Durante o filme, Ellen aparece diversas vezes em frente a um prato de comida, a personagem apenas movimenta os alimentos ali presentes e no fim acaba não ingerindo nada. Também há uma cena na qual ela vai a um restaurante com um amigo que também está em tratamento e ele a “obriga” a comer, então surge a ideia de mastigar o alimento e ao invés de engoli-lo, ela cospe em um guardanapo repetidas vezes. A personagem faz abdominais excessivamente no intuito de emagrecer e está sempre medindo a circunferência do seu braço.
Diagnóstico provável
Anorexia Nervosa
Critérios Diagnósticos
- Restrição da ingestão de energia levando a um significante baixo peso corporal no contexto de idade, sexo, trajetória de desenvolvimento e saúde física. Significante baixo peso é definido como menor do que o minimamente normal ou, para crianças e adolescentes, menor do que minimamente esperado.
- Medo intenso do ganho de peso ou de se tornar gordo, ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso mesmo com peso inferior
- Perturbação no modo de vivenciar o peso, tamanho ou forma corporais; excessiva influência do peso ou forma corporais na auto-avaliação; ou persistente falta de reconhecimento da seriedade do atual baixo peso corporal
...