Neurociencia
Por: Simonepra • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
Aula Tema: O Tecido Nervoso:
Funcionamento, Células Gliais, Neurônios.
Citologia Neuronal, tipos de Neurônios, Morte e Nascimentos dos Neurônios.
O tecido nervoso é formado pelos neurônios e pelas células gliais.
O neurônio é a principal célula do tecido nervoso, com a função de receber, processar e enviar informação. Tem como função, a Excitabilidade, ( se excita quando recebe a informação,) e Condutividade (conduz a informação para o próximo neurônio). Regula o funcionamento dos órgãos entre si. Estabelecer a relação entre o ser e o meio ambiente.
Assessorado pelas células da Glia (neuróglia), elas dão suporte para que ele funcione de forma correta .
Astrócitos: da sustentação para a estrutura funcionar
Oligodentrócitos: são responsáveis pela produção da bainha de mielina, possuem a função de isolante elétrico para os neurônios do SNC.
Micróglia: circunda todo o neurônio, atua na defesa do sistema nervoso.
Células ependimárias: são células que revestem os ventrículos do cérebro e o canal da medula espinhal.
O neurônio é composto de:
Corpo Celular (membrana, citoplasma e núcleo) e
Prolongamentos (axônio e dentritos).
Esses prolongamentos funcionam como se fossem fios que levam os impulsos nervosos captados pela Visão, Olfato, Audição, Tato e Paladar. Assim o neurônio ao receber um determinado impulso pode transmitir um estimulo exitatório ou inibitório a outro neurônio.
Um único neurônio pode enviar impulsos nervosos a muitos outros, por meio de ramificações finais e de seu axônio. Logo, o cérebro humano vive constantemente de impulsos nervosos em todas as direções.
Os impulsos nervosos para passagem de um neurônio para outro, devem vencer um espaço existente entre eles, é chamado de fenda Sináptica (sinapse) é um conjunto de estruturas que estabelecem a conexão entre dois ou mais neurônios orientado.
Para que os impulsos nervosos possam vencer esse espaço, o primeiro neurônio através dos impulsos, liberam substancias químicas que estimulam ou inibem o neurônio seguinte. Essa substancia química é chamado de Neurotransmissores.
Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais. Os neurônios precisam ter sempre a disposição esses neurotransmissores para serem sintetizados a qualquer momento, quando ele é liberado, ocorre a síntese e o armazenamento de novas moléculas de neurotransmissor e novas vesículas neuronais para substituir as que foram utilizadas.
Principais neurotransmissores:
Excitatórios
Acetilcolina- esta envolvida na transmissão de células nervosas, ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado e nas emoções. Também controla a liberação do hormônio da pituitária, envolvida no aprendizado e na regulação da produção de urina.
Baixos níveis de acetilcolina ajuda para falta de concentração, e esquecimento. O corpo sintetiza acetilcolina a partir dos nutrientes cole no, lecitina, e DMAE e vitamina C, B1, B5e B6, e minerais zinco e cálcio.
Também relacionada a performance sexual, controlando a pressão sanguínea e batimento cardíaco durante a relação sexual.
Dopamina- é um inibidor, e dependendo do local onde atua, apresenta diferentes funções. Como por exemplo, no gânglio basal (interior do cérebro) e essencial par a execução de movimentos suaves e controlados. A doença de Parkinson é falta de dopamina, faz a pessoa perder habilidade de controlar seus movimentos. A dopamina se move ate o lóbulo frontal regulando as informações que vem de outras partes do cérebro. Logo, comprometer a quantia de neurotransmissor pode resultar em pensamentos incoerentes.
Noradrenalina- conhecida também como norepinefrina, é definida como hormônio da adrenalina- com efeito estimulante na lipólise, faz com que aumente o nível de gorduras no sangue. A noradrenalina também é usada no sistema que nos faz ficar alertas, e ter uma boa memória.
Inibitórias
Endorfina- atua como calmante natural: alivia a sensação de dor. A endorfina é responsável pelo sentimento de euforia e êxtase.
Serotonina- esta substancia também é encontrada nas paredes sanguíneas localizada no hipotálamo. Algumas funções da serotonina incluem no estimulo do batimento cardíacos, o inicio do sono a e luta contra a depressão (as drogas que tratam de depressão, preocupam em elevar os níveis de serotonina no cérebro)
...