A Neurociência E Suas Contribuições Para A Intervenção Psicopedagogica
Artigo: A Neurociência E Suas Contribuições Para A Intervenção Psicopedagogica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: julieixan • 7/8/2013 • 229 Palavras (1 Páginas) • 428 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia
Módulo: A Neurociência e suas contribuições para a intervenção psicopedagogica
Aluna: Juliana Andrade
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Aprendizagem e Neurociência
Aprendizagem é a informação nova que se relaciona como a que já existe. É a interação de conhecimentos antigos com conhecimentos atuais, destacando a importância de cada um deles.
A aprendizagem está inevitavelmente ligada à História do Homem, à sua construção enquanto ser social com capacidade de adaptação a novas situações.
A Neurociência contribui com a educação ao estudar o Sistema Nervoso Central (SNC), a organização funcional e as áreas especializadas do cérebro responsáveis pela recepção, processamento, sedimentação e recuperação das informações. Por meio desses estudos temos conhecimento sobre como o ser humano aprende, se comporta e se relaciona com esse aprendizado.
O processo de aprendizagem ocorre se essas funções mentais estiverem íntegras e, no caso da aprendizagem escolar se as práticas pedagógicas forem planejadas com base no conhecimento de como se aprende e de como se deve ensinar.
A Educação dialoga com a área da Neurociência Cognitiva que contribui para o desenvolvimento de ações pedagógicas que norteiam a identificação das necessidades educativas dos alunos e as possibilidades de intervenção, assim como desenvolver estratégias de ensino que estimulem o cérebro potencializando a aprendizagem, inclusive daqueles que não apresentam dificuldades, promovendo a efetiva inclusão de todos os alunos.
...