Neurociencia Basica
Dissertações: Neurociencia Basica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarahlorena • 12/10/2013 • 785 Palavras (4 Páginas) • 508 Visualizações
O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, é responsável pela maioria das funções do controle do organismo. As principais células que compõem todo esta sistema, conta-se aos bilhões e recebem o nome de neurônios.
Os impulsos nervosos para passarem de um neurônio para outro, através do axônio, devem vencer um espaço existente entre eles, o qual é denominado de fenda sináptica. Esta função de passar e receber o estimulo recebe o nome de sinapse. Para que os impulsos nervosos possam vencer esse espaço, o primeiro neurônio, através dos impulsos que chegam a sua terminação liberam substancias químicas que estimulam ou inibem o neurônio seguinte. Essas substancias químicas, sintetizadas e liberadas pelos neurônios, recebem o nome de neurotransmissores.
Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais. Uma vez que ocorre a liberação, estas vesículas decaem na fenda sináptica, reagindo diretamente com os receptores situados nas membranas do neurônio seguinte.
Os neurônios precisam ter sempre a disposição esses neurotransmissores para serem sintetizados a qualquer momento. Assim sempre que um neurotransmissor é liberado ocorre a síntese e o armazenamento de novas moléculas de neurotransmissor bem como novas vesículas neuronais para substituir as que foram utilizadas.
Principais Neurotransmissores
Acetilcolina
A acetilcolina estimula o impulso a ser transmitido. Está envolvida na transmissão de impulsos de células nervosas, de músculos cardíacos á algumas glândulas, e de células motoras para músculos do esqueleto. É o neurotransmissor encontrado em maior quantidade no corpo: estomago, baço bexiga, fígado, glândulas sudorípadas, vasos sanguíneos e coração são apenas alguns órgãos que este neurotransmissor controla.
A acetilcolina ajuda no controle do tônus muscular, no aprendizado, e nas emoções
Endorfina
Atua como calmante natural: alivia a sensação de dor. O cérebro então avalia a dor, que será negociada pelas endorfinas enviadas para ligação com receptores dos neurônios. Em alguns casos, dependendo das concentrações de cada uma, a dor pode ser substituída pela sensação de prazer. A endorfina é responsável pelo sentimento de euforia, êxtase.
Dopamina
É um inibidor e, dependendo do local onde atua, apresenta diferentes funções. Como por exemplo, a dopamina no gânglio basal ( no interior do cérebro ) é essencial para execução de movimentos suaves e controlados – a falta de dopamina é a causa da doença de parkinson, a qual faz a pessoa perder a habilidade de controlar seus movimentos, também responsável pelo sentimento de euforia, assim como a endorfina, É capaz de acalmar a dor e aumentar o prazer se estiver em grande quantidade no lóbulo frontal.
Noradrenalina
Conhecida também como norepinefrina, é definida por algumas bibliografias como o hormônio precursor da adrenalina – com efeito estimulante na lipolase, o faz com que aumente o nível de algumas gorduras no sangue – e Por outras como o neurotransmissor que eleva a pressão sanguínea através da vasoconstrição periférica generalizada.
...