O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Por: ritaliberato • 30/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 254 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
Sumário
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2 APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.......................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8
4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................9
1-INTRODUÇÃO
Buscarei neste trabalho mostrar as possibilidades e também as dificuldades para trabalhar com a interdisciplinaridade no contexto escolar. A princípio da interdisciplinaridade é buscar o entrosamento entre as disciplinas para uma maior percepção, aprendizagem e conhecimento. O professor é o mediador na tarefa de levar o aluno a aprender, por meio de uma metodologia que o coloque como sujeito de sua própria aprendizagem, selecionando conteúdos em função dessa construção progressiva. A relação que o professor estabelece com seus alunos é parte de um processo de mediação, levando em consideração que a escola é um espaço de interações.
Através deste sentido, poderemos trabalhar de modo interdisciplinar entre as áreas do conhecimento, com a Reciclagem e com o Tangram entre outras, as atividades desenvolverá a criatividade das crianças, a imaginação e também a construção e aquisição de conhecimento e pensamento artístico. Explorando as diferentes habilidades básicas desenvolvendo a autoestima. O trabalho com a interdisciplinaridade nos permite tornar a sala de aula um ambiente enriquecedor e motivador, no qual os alunos tornam-se parceiros dos professores no processo de aprender e o lúdico possibilita a construção e reconstrução do conhecimento é de suma importância á brincadeira para o desenvolvimento social e cognitivo da criança, pois é através dela que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social, é o que eu percebo trabalhando ao lado delas.
A interdisciplinaridade promove a busca constante de novos caminhos desafios, indo além da mera observação, passando a edificar um novo modelo de aprendizado até então desconhecido por muitos, na escola busca conseguir unir disciplinas diferentes, construir ligações entre elas que vão além de conteúdos ensinados.
- APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Organização dos espaços e tempo para as atividades contribuem com o trabalho do educador no desenvolvimento de ensino e aprendizagem. Deste modo, o educador pode organizar os cantos da sua sala de aula como: atividades de leitura; atividades de artes e atividades de educação física entre outras. Sendo assim fica uma ligação com as disciplinas, caminhando uma ao lado da outra, destacando que o professor é o grande responsável pelo processo de transformação da realidade.
Para Piaget (1979, p.166-171), a interdisciplinaridade pode ser concebida como uma recomposição ou como uma reorganização dos âmbitos do saber na perspectiva de impulsionar um ou vários estudos a respeito de um assunto e dele extraírem possibilidades de pesquisas para darem origem a novas recomposições e novas reorganizações na construção do documento.
Percebo que esta forma de atuação pedagógica é fundamental para o desenvolvimento e habilidades das crianças de forma global, através do processo de interdisciplinaridade. As atividades desenvolvidas são importantes para que o aluno possa assimilar de forma significativa o processo de aquisição. A diversificação desperta o interesse pelo tema. O professor devera fazer a apresentação do mesmo para as crianças.
Vejo também que o educador precisa selecionar situações importantes dentro da vivência em sala de aula, perceber de que forma isso influencia o processo de aprendizagem, além de compreender que no vivenciar e no brincar a criança é mais espontânea. Preparar o material sobre o estudo que será feito, e explicar como serão realizadas as atividades dentro da sala de aula em cantinhos diferentes e preparados com os temas.
Umas das propostas pesquisadas foram trabalhar com a Reciclagem e o Tangram, poderemos trabalhas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes e educação física. Com certeza trabalhar com a reciclagem e viável, pois contribuem para a preservação do meio ambiente e a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, possibilita desenvolver habilidades manuais, criatividade, consciência ambiental, moral ética e cidadã em todas as idades, podendo também envolver toda a comunidade na participação conjunta de ações. Assim também o tangram, que promove aprendizagem significativa como a lógica, motivação, criatividade, e um meio facilitador da aprendizagem ele possibilita o desenvolvimento da concentração e atenção, os educando desenvolvem á aprendizagem multidisciplinar aprendem a trabalhar em grupo, desenvolve o raciocínio, possibilita a criação de estratégias e regras, trabalha com emoção, tudo de forma lúdica e prazerosa.
Neste sentido, Vigotsky (2010, p. 147) ressalta que, a brincadeira é um mecanismo educativo do instinto e organizadora do comportamento emocional. Porque quanto mais á criança brinca mais ela se desenvolve os mais variados aspectos, desde os afetivos, emocionais, motor, cognitivo até o corporal. Por meio de atividades livres a criança tem a oportunidade de viver e reconhecer a sua realidade é necessário organizar de tal forma os espaços e atividades escolares para que todos os segmentos tenham condições de questionar, discutir, analisar, opinar, decidir e participar da execução e avaliação do processo de construção de uma proposta pedagógica verdadeiramente interdisciplinar.
Encontram-se muitas dificuldades para realizar o trabalho interdisciplinar nas escolas, pois, falta de conhecimentos em relação a conteúdos de outras disciplinas faltam recursos materiais espaços físicos adequados, faltam de projetos ou cursos específicos, e materiais de apoio, a interdisciplinaridade requer diálogo com outros conhecimentos, compartilhar saberes e o mais importante vontade de participar fazer o diferencial.
No presente serão desenvolvidas atividades que envolvem a interdisciplinaridade nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Educação Física, a primeira atividade será com o tema Alimentação. Em Língua Portuguesa proporcionar oportunidade de leituras, escritas, roda de conversa, trabalhar sobre o respeito á mesa e como comer corretamente, consciência para o corpo e o respeito aos costumes. As atividades de Artes foram apresentando o formato e a produção de desenhos trabalhando a criatividades dos educando nas confecções de painéis em relação aos temas propostos, podemos utilizar a música de “Aline Barros” Verde Que Te Quero Verde, para melhor fazê-los entender.
...