O ARTIGO DA MEMÓRIA
Por: 63164155423 • 18/11/2021 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 95 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
CURSO DE PSICOLOGIA
JESUS LUIZ MANTOAN FARIA FERREIRA
ARTIGO DA MEMÓRIA
Memória
CAMPUS PIRACICABA – SP
2021
JESUS LUIZ MANTOAN FARIA FERREIRA
ARTIGO DA MEMÓRIA
Memória
Trabalho apresentado para a disciplina de Processos Psicológicos Básicos pelo Curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi.
Orientador(a): Thais Cazati Faleiros
CAMPUS PIRACICABA – SP
2021
Sumário
1. MEMÓRIA 1
1.1. Introdução 1
1.1.1. Resumo 1
1.1.2. Objetivos 1
1.2. Desenvolvimento 1
1.2.1. Classificações 2
1.2.2. Memória de curta duração 2
1.2.3. Memória de trabalho 2
1.2.4. Memória de longa duração 2
1.3. Conclusão 2
BIBLIOGRAFIA 3
MEMÓRIA
Introdução
Resumo
Neste trabalho, vai ser proporcionado um resumo sobre um artigo da memória, classificação fenomenológica da memória, incluindo a memória de trabalho e as memórias de curta duração e de longa duração. Processo de firmação das memórias, mostrando os mecanismos biológicos envolvidos nos processos da memória.
De maneira minimalista a memória é a forma e capacidade que os seres vivos têm de receber, guardar e trazer informações. Por mais que essa seja uma visão abreviada do que realmente seria a memória, veremos, ao identificar o que realmente é a memória, que ela não é algo simples de ser processada, mantida, escrita e entendida.
Objetivos
Ela é um dos mais importantes processos psicológicos, pois ela também monta tudo o que fazemos no nosso dia a dia, a memória faz parte de toda a nossa realidade. Sem ela não iriamos saber qual nosso nome, sobrenome ou qualquer informação recebida dês de quando nascemos, nosso objetivo de trabalho é compreender os processos e entender como a memória pode funcionar.
Desenvolvimento
Colocando em parte que as memorias são mantidas, o conhecimento sobre o modo de armazenamento ainda é pouco compreendido. O que sabemos até hoje é que as informações ao chegar em nosso cérebro formam um circuito, a informação recebida causa sinapses, sendo forçada acabara resultando na retenção do evento (um fato, um objeto, uma experiência pessoal ou interpessoal, um sentimento ou uma emoção).
O processo de armazenamento pode ser dividido em três subprocessos: aquisição, consolidação e evocação. Aquisição é para o momento em que a informação é recebida no sistema nervoso pelas estruturas sensoriais que enviam a informação para o cérebro. Que atingem órgãos receptores, que através dos nervos sensitivos guia-se até o sistema nervoso central.
As alterações morfológicas e funcionais tem como base biológico a mesma manifestação: a síntese proteica, que resumidamente quando as informações são repetidas diversas vezes de alguma maneira ainda desconhecida, produz fatores que fazem alterações funcionais e alterações morfológicas em conjunto com o DNA do neurônio.
Classificações
A memória possui classificações que colocam como memória de curto prazo e memória de longo prazo, mas algumas classificações mais recentes colocam em pauta outras características que vão além do tempo de retenção da informação. Exemplos: tempo de armazenamento (ultrarrápida, curto prazo e longo prazo) e natureza da memória (explícita, implícita e de trabalho). Por outro lado, também há a divisão de caráter funcional: a memória de arquivo e a memória de trabalho.
...