O Acompanhamento Terapêutico E O Método Clínico No Cuidado Em Saúde Mental.
Por: Diego Souza • 14/4/2020 • Trabalho acadêmico • 349 Palavras (2 Páginas) • 228 Visualizações
O acompanhamento terapêutico e o método clínico no cuidado em saúde mental.
Resumo:
Introdução: Buscamos através deste trabalho, apresentar o método clínico e sua articulação ao acompanhamento terapêutico como via de tratamento em saúde mental. Para tal, nos serviremos da pesquisa bibliográficas acerca dos dois temas que fundamentarão a discussão a partir de fragmentos de casos extraídos da prática dos estagiários no campo de saúde mental nos dispositivos da rede de atenção psicossocial (RAPS) de Belo Horizonte. Desse modo, propomos defender que o método clínico, ao privilegiar a escuta da singularidade do sujeito, favorece a prática do acompanhamento terapêutico e a sustentação dos princípios da reforma psiquiátrica junto ao cuidado em saúde mental.
Objetivo geral: Apresentar como o método clínico sustenta a prática do Acompanhamento Terapêutico.
Metodologia: A fim de trabalharmos a temática proposta, serviremo-nos da pesquisa bibliográfica acerca do acompanhamento terapêutico e do método clínico em psicologia, além de fragmentos de casos extraídos da prática do estágio no Centro de Referência em Saúde Mental da RAPS.
Resultados observados: Através da atuação em campo realizada pelos estagiários, foi possível observar o método clínico da escuta como sendo a base que sustenta o acompanhamento terapêutico, pois cada encontro com o usuário acompanhado é singular, sendo necessário o movimento de apreender o que nos é demandado em cada situação. Quem direciona todo movimento realizado dentro do acompanhamento é o acompanhado, onde ele mesmo dita o caminho pelo qual novas possibilidades são criadas, sendo necessário uma escuta do que ele nos diz para além das palavras ditas.
Conclusão: Integrando todo o conhecimento teórico, histórico e prático que pôde ser adquirido sobre o Acompanhamento Terapêutico através do Estágio no âmbito de Saúde Mental, pode-se concluir que a escuta qualificada como método clínico nos possibilita um modelo de tratamento regido de modo dinâmico e flexível a partir do que o sujeito traz como demanda, nos desapropriando da visão de sujeito alienado e desprovido da própria razão. Dessa forma, nos destituímos da concentração do saber em nós e nos conscientizamos da importância de um acompanhamento mais humano e menos enrijecido.
Palavras chave: Método clínico, Acompanhamento Terapêutico, Saúde Mental.
...