TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Adoecimento funcional

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

2.5 Formas de enfrentamento

 

        Nas entrevistas é notável perceber como a questão salarial e a valorização profissional tanto pelo estado como pela sociedade é o principal fator  que o  professor  aponta para uma mudança na sua realidade profissional.

        O rebaixamento salarial gera um grave processo de intensificação do trabalho, pelo acumulo de funções e a sobrecarga de  jornada de trabalho em relação com as condições salariais, ou seja, a falta de dinheiro faz com que os professores não possam contar com determinados bens que facilitam as condições de vida, “acentuando a carga de trabalho e o sentimento de vulnerabilidade do trabalhador (ibid).

        Podemos notar isso no depoimento de Maria e Aline, tais gostam da profissão que exercem mas são insatisfeitas com a questão salarial, e assim é necessário exercer uma carga horária maior.

        Gostaria que o salário fosse melhor e as condições de trabalho, porque na escola de rede pública por exemplo com 6 aulas semanais eu ganho mil e quatrocentos e poucos reais. (MARIA em abril de 2015)

        ... gostaria de ser melhor remunerada pois atualmente dando 15 aulas eu ganho 1.320 talvez um pouco menos, pouquíssimo, com dez aulas 916,00 reais esse valor até decorei pois acho absurdo, não acho justo...(ALINE em abril de 2015)

        

        Fabiana enfatiza seu discurso que gostaria que houvesse valorização pelo estado também na questão salarial e nas condições de trabalho.

        

Gostaria que fosse diferente, o reconhecimento do Estado enquanto a valorização do professor, tanto salarial tanto condições de trabalho...deveria ter melhor condições de trabalho para os professores, mais material didático, mais suporte, mais cursos de aperfeiçoamento, que motivasse o professor a continuar exercendo essa profissão tão importante na sociedade. (FABIANA em abril de 2015)

        Já Paulo questiona a falta de valorização em geral do professor, por parte dos governantes, sociedade e mídia e que os mesmos deveriam valoriza-los como era no passado.

        ...gostaria que houvesse  a valorização por parte dos governantes, e que a mídia valoriza-se  o respeito aos valores do professor, como era no passado é o que não vejo hoje. (PAULO em abril de 2015)

        Os professores em geral apresentaram alguns pontos que deveriam ser mudados na realidade profissional do professor, com isso perguntamos o que seria possível a ser feito para que a vida do professor tornar-se menos estressante.

        Segundo Aline para a vida do professor se tornar menos estressante é necessário uma conscientização por parte dos alunos, professores, comunidade externa e pais, para que os mesmos compreende-se que a escola não restrita apenas aos professores e alunos, mas a educação envolve toda a sociedade, mas no final do relato  Aline mostra desacreditada nesta mudança.

Então eu acho uma das coisas é a consciência dos alunos, professores e comunidade externa e pais, então uma das coisas seria essa consciência de que a escola não é restrita apenas aos alunos e professores, a educação envolve toda uma sociedade, então eu acho que deveria ter um envolvimento maior, e a partir daí, mas é tão difícil! (pausa) porque é uma construção, porque assim do nada isso não vai acontecer (pausa) então eu acho isso difícil. (ALINE em abril de 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com