O Behaviorismo
Casos: O Behaviorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaisaAndressa • 15/10/2013 • 530 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
O Behaviorismo
O termo Behaviorismo relaciona-se ao “comportamento”, que em inglês behavior. Existem também outras ramificações para o termo behaviorismo onde estão: A Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
Watson, postulava o comportamento como objeto da psicologia, onde existia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos, onde o mesmo buscava uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.
Apesar de colocar o “ comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificado o sentido desse termo. Hoje , não se entende comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas sim, como interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ” fazer” acontece.
Os psicólogos abordaram temas e chegaram a conclusão de dois termos, um relacionado a metodologia e o outro a história.
A razão metodológica deve-se ao fator de que os analistas experimentais do comportamento tomaram com modo de investigação, um método experimental e analítico.
A razão histórica refere-se aos termos escolhidos e popularizados, que foram mantidos posteriormente por outros estudiosos do comportamento, devido ao seu uso generalizado.
O homem começa a ser estudado a partir de sua interação como ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.
O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é B. F. Skinner. O behaviorismo de Skinner tem influenciado muitos psicólogos , onde uma linha de estudo denominada Behaviorismo radical, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento. A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante.
* Comportamento respondente: O comportamento reflexo ou respondente é o que se chama de “não voluntário” e inclui as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.No início dos anos 30,na Universidade de Harvard (EUA), Skinner começou o estudo do comportamento justamente pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de análise, ou seja, o fundamento para a descrição das interações indivíduo-ambiente.O desenvolvimento de seu trabalho levou-o a teorizar sobre um outro tipo de relação do indivíduo com seu ambiente, a qual viria a ser nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento operante.
O comportamento operante abrange muitas ramificações na atividade humana — dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço, diferindo-se dos apresentados pelos adultos, “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente.
Existem vários exemplos desse comportamento tais como: ler, escrever, chamar um táxi com gestos, tocar
...