O Código de Ética e sua Importância
Por: Rose Pozzani • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 476 Visualizações
O Código de Ética e sua importância
O Código de Ética para o psicólogo é de extrema importância, pois o mesmo é um instrumento de orientação profissional.
A ética traz o discernimento e a conduta a ser colocada em pratica, fazendo com que o profissional compartilhe o seu conhecimento e seja verdadeiro no seu ambiente profissional.
Nesse código o profissional se baseia nas normas para ter uma relação adequada com a sociedade e para poder exercer o seu papel de psicólogo.
Abaixo um exemplo, real, da ausência de ética e uso meios irregulares no exercício da Psicologia, utilizando métodos inapropriados.
ESTUDO MONSTRUOSO
Uma fracassada tentativa de provar que a gagueira é causada por fatores psicológicos produziu, em 1939, um dos estudos mais antiéticos da história da ciência.
Em 1939, 22 crianças órfãs foram submetidas a experimentos por Wendell Johnson, da Universidade do Iowa, EUA. Ele escolheu Mary Tudor, sua estudante de graduação, para conduzir os experimentos e apenas supervisionou a pesquisa.
Depois de separar as crianças em grupos, um grupo experimental e outro de controle, Mary falou para um grupo de crianças sobre a boa fluência de suas maneiras de falar as elogiando, isso é chamado de terapia da fala positiva, em tradução literal. Em seguida ela fez o oposto com as outras crianças, depreciando-as por cada imperfeição da sua fala e dizendo que elas eram gagas.
Muitas das crianças que receberam o tratamento negativo no experimento sofreram de efeitos psicológicos negativos e outras tiveram problemas de fala durante toda a vida.
Apelidado de “Estudo Monstruoso” por alguns dos colegas de Wendell, que ficaram horrorizados com o fato de que ele havia feito experimentos em crianças para provar uma teoria. O experimento foi ocultado por medo de que ferisse a reputação de Wendell se fosse ligado aos experimentos realizados em humanos durante a Segunda Guerra Mundial. A Universidade de Iowa se desculpou publicamente pelo estudo em 2001.
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA - DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO:
Artigo 2º - Ao Psicólogo é vedado:
a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;
c) Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento e a utilização de práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência.
Ao desrespeitar os direitos humanos e a legislação específica de sua profissão, no caso, da Psicologia, há punições cabíveis para tal ato.
Nesse caso, se fossemos analisar nos tempos de hoje, ele além de infringir o Artigo 2°, fez com que as pessoas tivessem traumas e até mesmo problemas na sua vida, por causa desse estudo. Hoje se um psicólogo faz um tipo de estudo desse,além de ir totalmente contra os Direitos Humanos, o mesmo teria o seu CRP suspenso e com isso não exerceria a sua profissão.
O que pode dificultar a pratica do profissional é o próprio psicólogo. Ele não seguindo as condutas que o código coloca, não conseguira ser um bom profissional, onde pode ter a cassação do seu CRP e com isso a impossibilidade de continuar a ser um psicólogo.
Dos princípios fundamentais:
I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
...