TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO DE PESSOAS E SAÚDE MENTAL DO TRABALHO

Por:   •  13/10/2022  •  Ensaio  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

CAMPUS I - JOAÇABA-SC                                                                               CURSO DE PSICOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO DE PESSOAS E SAÚDE MENTAL DO TRABALHO

ACADÊMICA: KEITY

    DATA: 01/10/2022

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

Busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados e estudas aspectos menos visíveis que são vivenciados pelos trabalhadores como:

Mecanismos de cooperação

Reconhecimento

Sofrimento]

Vontade e motivação

Estratégias defensivas

SITE OS PRINCIPAIS COMPONENTES RESPONSÁVEIS PARA QUE O SOFRIMENTO PSÍQUICO CHEGUE AO ADOECIMENTO.

Quando o sofrimento psíquico não é reconhecido de início ele pode aparecer apenas no seu estágio final o adoecimento. Neste processo relação homem e trabalho existem três componentes que se destacam: Fadiga,

 sistema de frustração, Agressividade reativa

A organização do trabalho- imposição externa

QUAIS OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE A PSICODINÂMICA DO TRABALHO APRESENTADA POR DJOURS INVESTIGA?

A saúde, adoecimento e as estratégias de enfrentamento que os trabalhadores utilizam para ressignificar e superar o sofrimento.

Por meio do trabalho o indivíduo se transforma ampliando sua competência e a sua habilidade quando consegue progredir diante de suas dificuldades.

Compreender o que move psíquica e socialmente o sujeito no trabalho e os processos psíquicos existentes na formação de sua identidade.

Confronto ao o mundo externo e o interno, o sofrimento e o prazer diante da organização na sua qualidade de vida.

DE QUE FORMA A SAÚDE MENTAL PARA A PSICODINÂMICA COLOCA-SE ENTRE A PATOLOGIA E A NORMALIDADE?

Djours via o trabalho como algo que pode levar o homem ao sofrimento psíquico, porém não ao enlouquecimento, em suas pesquisas os trabalhadores mostram capazes de se protegerem dos efeitos danosos do ambiente de trabalho, o indivíduo apesar de sofrer, exercia sua liberdade, ainda que limitada na construção de sistemas de defesa. Oque fez com que em vez de se preocupar em buscar a doença mental gerada pelo trabalho, passou-se a sofrer e se proteger contra o sofrimento. Apesar da instabilidade incessantemente em busca de equilíbrio entre o sofrimento e defesa da doença mental levando em consideração a felicidade que existia no trabalho e os trabalhadores conseguiam preservar um equilíbrio psíquico e manter-se na normalidade.

QUAL A ORIGEM  DA PSICODINÂMICA DO TRABALHO

A psicodinâmica surge após a revolução industrial que com a divisão e a execução do trabalho trouxe diversos prejuízos a saúde mental do trabalhador o qual era exposto a ritmos acelerados de produção e a uma enorme fadiga. Então Djours desenvolve estudos os quais demonstram que a organização do trabalho é responsável pelos prejuízos psíquicos dos trabalhadores e comprova que as vivencias podem ser prazerosas ou de sofrimento no trabalho, afirmando que o ser humano é um ser subjetivo dando espaço então em seus estudos a fala e a escuta do sofrimento do trabalhador, contribuindo com estudos e subsídios teóricos, investigando a causa do sofrimento e os conceitos de normalidade no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (287.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com