O Comportamento Verbal e a presença do ouvinte
Por: Sarah Rocha • 11/5/2018 • Dissertação • 293 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
. O comportamento verbal e a influência do ouvinte para sua existência.
O comportamento verbal, segundo a análise do comportamento, é um comportamento operante que depende da presença de um ouvinte para ser reforçado, ou seja, estabelece relação de consequenciação com a presença de um ouvinte. Ele se diferencia do padrão fixo de ação na medida em que depende do ouvinte para ser reforçado e se iguala na medida que numa linguagem comportamental os dois são formas de comunicação pois há um organismo que se comporta gerando um estímulo que afeta o comportamento de outro organismo. O padrão fixo de ação não necessita de um reforço, apenas de um estímulo-sinal antecedente. Já o comportamento verbal se diferencia justamente por, como qualquer comportamento operante, só ocorrer em um contexto em que tenha probabilidade de ser reforçado. Esse reforço é a presença do ouvinte.
É através da relação falante ouvinte que o comportamento verbal é mantido, pois a resposta do ouvinte que reforça o comportamento verbal do faltante e a resposta do falante que reforça o comportamento verbal do ouvinte. Sem os ouvintes, ou a idéia de um potencial ouvinte, o comportamento verbal não poderia ser adquirido e, mesmo depois de adquirido, sem a sua presença, tem uma tendência enorme a uma extinção rápida. É na alternância entre falante e ouvinte que se dá a comunicação verbal para Skinner, um dos maiores psicólogos já conhecidos e que visava trazer para a psicologia e seus fundamentos epistemológicos um fundamento embasado nas práticas científicas do positivismo e do zeitgeist pós revolução científica e renascimento.
Portanto, conclui-se que, sem a presença de um ouvinte, o comportamento verbal deixa de assim ser caracterizado, ou seja, como um comportamento verbal, e passa a ser classificado e caracterizado como um comportamento operante qualquer.
...