O DESEMPREGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS
Artigo: O DESEMPREGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeriaalves79 • 28/10/2014 • 228 Palavras (1 Páginas) • 432 Visualizações
O DESEMPREGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS.Departamento de Psicologia, ESUDA, Recife, PE, Brasil.
"A organização do trabalho exerce sobre o homem uma ação específica, cujo impacto é o aparelho psíquico. Em certas condições emerge um sofrimento que pode ser atribuído ao choque entre uma história individual, portadora de projetos, de esperanças e de desejos e uma organização do trabalho que os ignora."Dejours (1987).
O trabalho se fundamenta para o homem como um verdadeiro sentido de vida, contribuindo para a estruturação da identidade do sujeito, sendo o meio de produção da vida de cada um.
No mundo atual o desemprego é uma realidade presente na vida de muitas pessoas, desencadeando consequências graves ao nível psicológico, social e econômico, afetando o equilíbrio emocional dos sujeitos, traduzindo em malestar psicológico ligado a somatização do bem estar- físico e desagregação social.
O desemprego representa prolongado pode ter consequências tais como: transtornos leves, depressão, diminuição da autoestima, sentimento de frustração insatisfação com a vida e dificuldades cognitivas. É fundamental que a análise e avaliação do desemprego ultrapassem a lógica puramente econômica, englobando também a própria pressão psicológica que dado fenômeno promove sobre o desempregado.
Referências
PINHEIRO, Letícia Ribeiro Souto; MONTEIRO, Janine Kieling. Refletindo sobre desemprego e agravos à saúde mental. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo , v. 10, n. 2, dez. 2007 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172007000200004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 18 maio 2014.
...