O Desenvolvimento da Criança
Por: nathalia789 • 14/4/2020 • Relatório de pesquisa • 595 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
UNIP- Universidade Paulista
Psicologia
CASO DE SALIM
São Paulo,SP
2020
Sumário
1.INTRODUÇÃO
2. ASPECTOS E DEFINIÇÕES
3.
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho se remete a resposta de duas perguntas; 1. A família e a escola são instituições independentes, e, desta forma, suas atuações no que tange, ao desenvolvimento da criança deverão ocorrer da mesma forma ou de maneira complementar? e 2. De que forma, o modo de vida atual a estrutura econômica social e o histórico de vida podem influenciar nas relações familiares e no desenvolvimento da criança presente neste contexto?
Serão respondidas através de leituras e complementação de alguns sites, abordando a criança, família e escola no ambiente atual e suas contribuições e as influências.
2.A FAMILIA E A ESCOLA SÃO ISTITUIÇÕES INDEPENDENTES,E,DESTA FORMA,SUAS ATUAÇÕES NO QUE TANGE AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DEVERÃO OCORRER DA MESMA FORMA OU DE MANEIRA COMPLEMENTAR?
Eles devem agir de forma complementar, pois a família é a principal unidade de desenvolvimento do ser humano, formando o indivíduo como ele é, no entanto, a família vem tendo mudanças com o tempo como citado no texto:
RIBEIRO, NV & BÉSSIA,JF a família passa a ser entendida a partir de aspectos pautados na mútua assistência e satisfação sexual, o que permite que sejam consolidadas novas entidades familiares, uma vez que o afeto passa a ser pressuposto de constituição dessas relações. Essa mudança de entendimento admite outras formas de constituição da família, conforme afirma Ferreira (1993, p. 66) que “A família é um grupo de pessoas cuja relação uns com os outros se baseia na consanguinidade e por isso tornam-se parentes entre si”. Além da mudança na forma de constituição da família, outros aspectos também se modificaram dentro dessa instituição. Essas mudanças ocorrem por vários fatores, como a incorporação da mulher no mercado de trabalho, devido às mudanças socio culturais e às dificuldades socioeconômicas de algumas famílias; os divórcios e as separações, que levam à formação de lares de solteiros ou lares com apenas um dos pais; os casais formados por pessoas do mesmo sexo; a gravidez na adolescência, em que meninas novas têm filhos, porém, sem condições de cuidar, passam esse papel aos avôs.
É com a família que a criança começa a desenvolver suas habilidades e se torna um sujeito atuante na sociedade.
Já a instituição de ensino facilita o processo de aprendizagem didático e observa-o no processo de socialização e interação pessoal no espaço escolar. A escola desenvolve na criança suas capacidades físicas, mentais, afetivas e ajuda no desenvolvimento do seu caráter.
3.DE QUE FORMA, O MODO DE VIDA ATUAL A ESTRUTURA ECONÔMICA SOCIAL E O HISTÓRICO DE VIDA PODEM INFLUENCIAR NAS RELAÇÕES FAMILIARES E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA PRESENTE NESTE CONTEXTO?
...