O Divertidamente sob ótica do TCC
Por: Luis Felipe • 25/3/2024 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
"Divertidamente" é um filme de animação que oferece uma representação única das emoções humanas, explorando de maneira eficaz os princípios da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Nesta análise, examinaremos como os personagens e a trama do filme se relacionam com os conceitos-chave da TCC.
1. Identificação e regulação emocional:
O filme retrata claramente a importância de identificar e regular as emoções. As cinco emoções principais - Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo - representam os diferentes estados emocionais que os personagens enfrentam. No filme vemos que em todo momento a tristeza é suprimida, deixada de lado, há um esforço em sentir alegria o tempo todo, todos os outros sentimentos são mais aceitos, mas a tristeza não, contudo a tristeza é uma emoção e tem sua função. Renegar uma emoção pode dificultar o processo de regulação emocional. A personagem principal, Riley, aprende ao longo do filme a reconhecer e aceitar suas emoções, o que reflete a ênfase da TCC na consciência emocional e na regulação emocional.
2. Pensamentos automáticos e crenças disfuncionais:
As interações entre as emoções internas de Riley demonstram como os pensamentos automáticos e as crenças disfuncionais podem influenciar o comportamento. Por exemplo, quando Alegria tenta evitar a Tristeza, ela inadvertidamente contribui para o isolamento emocional de Riley. Isso ilustra como evitar emoções desconfortáveis pode levar a um ciclo de pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais. As ilhas da personalidade podem referir-se às crenças nucleares de Riley, constituindo as bases mais profundas de seu processamento cognitivo, são elas que guiam seus pensamentos e emoções. Como Riley está em uma fase constituída por várias mudanças, como passagem da infância para a adolescência, saída da casa no interior para a casa na cidade grande, conflito com os pais, essas crenças nucleares ainda estão se formando e adaptando sua funcionalidade de acordo com as necessidades vigentes .Essas crenças nucleares, representadas pela ilha da família, amizade, bobeira, honestidade e hóquei, que foram construídas a partir de suas primeiras memórias e constituem suas memórias mais fortes são o que conduzem seu comportamento e fazem com que sejam funcionais ou disfuncionais.
identificar e desafiar essas crenças nucleares distorcidas, ajudará Riley a desenvolver uma visão mais realista e adaptativa de si mesma e de suas circunstâncias.
3. Racionalização e distorções cognitivas:
O filme aborda várias distorções cognitivas comuns, como a generalização e a catastrofização. Por exemplo, quando Riley se sente triste por não se adaptar à nova vida em San Francisco, ela começa a generalizar seus sentimentos negativos para todas as áreas de sua vida, o que alimenta ainda mais sua tristeza. Essa representação destaca como a TCC pode ajudar as pessoas a identificar e desafiar padrões de pensamento irracional.
Poderíamos recomendar a exposição gradual a essas novas experiências para ajudá-la a enfrentar o medo e a ansiedade associados a elas.
4. Estratégias de enfrentamento e resolução de problemas:
Ao longo do filme, os personagens usam
...