O ESTUDO DIRIGIDO 1 (APRENDIZAGEM E MEMÓRIA)
Por: veralf • 1/4/2022 • Exam • 523 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO 1
1. Mencione os pressupostos que questionam o estudo dos processos cognitivos básicos, especificamente a aprendizagem e a memória, a partir do modelo (paradigma) das ciências físico-naturais.
Previsibilidade da ocorrência de fenômeno;
A transmissibilidade dos achados de pesquisa a outros pesquisadores e quantificação inequívoca do objeto de estudo,formulação de leis generalizáveis e o uso do método e perimental ou científico.
*******************************************************************************************
2. Discuta o argumento que leva em consideração a previsibilidade da ocorrência de fenômenos da natureza como forma de não considerar os estudos dos processos cognitivos à luz do modelo das ciências físico-naturais. Em seguida, apresente o argumento que supera esse impedimento.
R- Pelo fato da psicologia tratar não somente do indivíduo, mas de como este interage e reage ao meio que vive, constituindo uma interpretação pessoal de sua própria realidade e identidade. Devido a esta subjetividade existe o argumento de que a psicologia não pode prever um acontecimento com uma precisão calculada.
Em contrapartida, pesquisas realizadas por Mabbot com 64 crianças que tratavam do mesmo problema físico, comprovou um défict no aprendizado e memória.
"...esses pesquisadores observaram que a memória de trabalho e a modalidade de tratamento, bem como a velocidade de processamento predisseram de forma significativa o desempenho intelectual"
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17474/1/DanielleFG_DISSERT.pdf
*******************************************************************************************
3. Discuta o argumento que leva em consideração a transmissibilidade dos achados de pesquisa a outros pesquisadores e a quantificação inequívoca do objeto de estudo como forma de não considerar os estudos dos processos cognitivos à luz do modelo das ciências físico-naturais. Em seguida, apresente o argumento que supera esse impedimento.
R- A grande questão da colaboração de dados entre pesquisadores seria a falta de alinhamento em um mesmo "vocabulário", visto que a psicologia trata de constructos hipotéticos. Porém estes mesmos podem ser quantificados em níveis de medida em suas pesquisas, os quais são: nominal, ordinal, intervalar e de razão.
******************************************************************************************
4. Discuta o argumento que leva em consideração a formulação de leis generalizáveis como forma de não considerar os estudos dos processos cognitivos à luz do modelo das ciências físico-naturais. Em seguida, apresente o argumento que supera esse impedimento.
R- As ciências físico-naturais considera como leis gerais parâmetros diferentes das quais a psicologia leva em consideração, não anulando seus efeitos de estudo, porém não se enquadrando no modelo determinista absoluto.
*******************************************************************************************
5. Discuta o argumento que leva em consideração o uso do método experimental ou científico como forma de não considerar os estudos dos processos cognitivos à luz do modelo das ciências físico-naturais. Em seguida, apresente o argumento que supera esse impedimento.
R- No que diz ao método experimental, a objeção quanto as variáveis estranhas são um argumento fraco, visto que as mesmas podem estar presentes em outras ciências. A psicologia deve manter o assunto do estudo a fim de evitar a contaminação por tais variáveis, e assim afetar os resultados. Um exemplo prático é o estudo da memória publicado por Ebbinghaus em 1885, cujo estudo aplicou o método experimental e entre elogios e críticas seus resultados ecoam até os dias de hoje.
...