O Estudo de Caso
Por: JonatasB • 14/4/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 708 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
FMU - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
LIBERDADE - PSICOLOGIA
CAROLINE GOMES DAMARIO
JONATAS CARDOZO BORGES
LARA ELOIZA DAN DELLA MURA
YURI BANAGOURO MOREIRA MENDES
BASES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
São Paulo
2023
CAROLINE GOMES DAMARIO
JONATAS CARDOZO BORGES
LARA ELOIZA DAN DELLA MURA
YURI BANAGOURO MOREIRA MENDES
BASES DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Estudo de Caso
Pesquisa apresentada ao Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas como parte dos requisitos necessários à obtenção de nota na disciplina de Bases da Avaliação Psicológica, presente no curso de graduação em Psicologia e regida pela professora Gislene Ferreira.
São Paulo 2023
Baseando no caso descrito na atividade, segue resposta das questões, abaixo:
a) Com quem você faria a entrevista inicial e qual o tipo de entrevista usaria (Fechada, semiestruturada ou informal)? Justifique sua resposta.
Semiestruturada, pois esta permite um roteiro personalizado de acordo com cada paciente, ou seja, permite que a anamnese seja feita de maneira mais flexível, podendo abranger-se aos aspectos ontogenéticos que o constituíram como indivíduo. Dessa forma, a entrevista pode ser conduzida de modo a elucidar precisamente o quadro psicopatológico em questão.
b) Quais os meios escolhidos (técnicas) para fazer a coleta de dados? Em quais pessoas? Justifique.
A coleta de dados será feita através da anamnese semiestruturada com o paciente e seus familiares, observação clínica e testagem psicológica, além de utilizar-se de fontes complementares para melhor delimitação do caso.
A partir da anamnese com o paciente, podemos compreender a demanda trazida e relacioná-la com os aspectos particulares que tangem sua história pregressa, no que concerne suas respectivas fases de desenvolvimento e pré-natal, com participação dos genitores/responsáveis. Além de tecer um genograma que explicite as conexões de parentalidade e hereditariedade que, variavelmente, relacionam-se ao caso. Nesse sentido, conforme a entrevista se destrincha, entenderemos os níveis de sofrimento clínico conforme a evolução do problema em sua vida.
Já na observação clínica, visamos compreender a demanda trazida através do ambiente em que o paciente se encontra, além de considerar aspectos que envolvem: volição, interação, expressão e comportamento verbal.
Ademais, na testagem buscaremos aplicar os testes psicométricos que se propunham a avaliar construtos psicológicos e cognitivos que envolvem: a memória, atenção, linguagem, inteligência, funções executivas e características de sua personalidade.
Por fim, refinaremos a compreensão do caso do paciente através de fontes complementares, como cadernos, diários e provas do paciente, com o intuito de avaliar sua capacidade de organização e raciocínio.
c) Qual ou quais os tipos de testes que você usaria nessa avaliação? Justifique
Utilizaríamos instrumentos psicométricos padronizados, com o intuito de mensurar e avaliar possíveis prejuízos nas funções cognitivas e executivas, as quais seriam atenção, memória, inteligência, cognição social e habilidades visuoespaciais. Pois, em observância das funções psíquicas especificadas na queixa, faz -se necessário a utilização de testagem psicológica que avalie, precisamente, esses construtos.
d) Procure no SATEPSI quais os testes (nomes) que poderiam ser aplicados para uma melhor investigação desse caso e descreve-os justificando suas escolhas.
...