O Estudo de Caso
Por: Amanda Báfica • 17/5/2023 • Relatório de pesquisa • 371 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
Estudo de caso
A Terapia Familiar Sistêmica tem como pressuposto principal a visão da família como sendo um grande sistema, com vários subsistemas que interagem entre si e influenciam-se mutuamente, como o conjugal e o parental.
Cada indivíduo na família é um subsistema da mesma. Assim percebe-se que a forma como a família se relaciona e interage constrói um padrão, uma estrutura.
Após ler o caso pude identificar os seguintes conceitos:
1. Causalidade circular, pois o comportamento dos filhos pode ser resultado do comportamento da mãe.
2. Fronteira extremamente rígida com relações desligadas e doentias- É importante dentro do sistema familiar saber o local que ocupa e saber os limites entre quem se relaciona e isso não é percebido nessa família.
3. Funções mal estabelecidas, já que a mãe não consegue administrar a família, não consegue controlar seus atos e não se impõe. A filha de apenas 6 anos que tenta apaziguar os conflitos em casa e reclama da ausência da mãe, o pai por trabalhar muito não consegue acompanhar a rotina e mediar os comportamentos e o filho de 8 anos responde por meio da agressividade e desrespeito às regras.
4. Disfuncionalidade familiar
É considerada uma família disfuncional devido ao aumento da rigidez da estrutura com os os comportamentos, a comunicação não é efetiva,são instáveis e existe dificuldade de lidar com os problemas.
Também fica claro que todo problema familiar da mãe, uso e abuso de drogas da mesma, os problemas envolvendo relacionamentos antigos ou até o filho de 19 anos do relacionamento anterior do pai afeta a vida dos filhos. Por isso é importante alterar a estrutura para que a família se torne mais funcional e superem as dificuldades.
Para que eles resolvam as dificuldades precisam, por meio da homeostase, equilibrar as necessidades de cada indivíduo dessa família e suprir dessas mesmas necessidades e, por meio da morfogenese, absorver os aspectos externos, se modificarem e se corrigirem para obter melhores resultados.
Toda a família necessita de auxílio psicológico, a mãe tem que trabalhar suas demandas e perceber sintomas e crises como coisas positivas para autonomia e reflexão, já o pai precisa melhorar suas habilidades de comunicação e a maneira como vê e lida com o que está acontecendo e assim podendo mediar seu casamento e relacionamento parental. As crianças necessitam de apoio.
...