O Estudo de Caso
Por: joaoidra1 • 24/10/2023 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Estudo de caso – Sonho do Jorge
João Vitor Ferraresi de Moraes
Ao realizar a leitura, percebe-se que Jorge tem uma personalidade que gosta de ser dominante, busca de diferentes formas o sentimento de poder para assim suprir a insegurança de um menino frágil.
Isso ficou claro quando iniciou a discussão sobre o seu relacionamento, onde por mais que amasse sua companheira, sempre a tratava com indiferença assim não mostrava sua fragilidade. E também na relação com os seus pais, que se mostra como uma montanha russa de emoções.
No sonho que Jorge trouxe para ser analisado, a imagem pictórica se da por meio dos pais comendo sobre o mapa do Rio Grande do Sul que havia comprado e depois a briga com sua empregada. Os aspectos latentes podem ser considerados como o mapa, que pode significar a vida de Jorge, pois era onde os pais comiam, sujavam e desvalorizavam pois sempre tiveram um relacionamento difícil. Um fato que pode demonstrar falta de autonomia, era ele estar numa casa onde não tinha certeza qual era, no qual os pais controlam sua vida. Junto a isso, o fato dos pais estarem comendo sobre o mapa pode significar a dominância que tinham sobre a vida de Jorge, desvalorizando-o e acentuando ainda mais a rivalidade que Jorge tem com o seu pai, pois os ciúmes que sentia pelo pai, provavelmente era o fato de estar com sua mãe.
Jorge deixa claro o quanto é superior e o quanto os outros não podem saber mais que ele, por isso a grande desconfiança dele com seu analista transferindo assim para o psicólogo e para a namorada o que o pai sentia dele.
Tem muito significado também a empregada derrubar a comida na mesa, e os pais ficarem apenas observando, o que pode ser a ideia da empregada ter cuidado mais dele do que os próprios pais, fazendo assim ele sentir raiva disso, e descontar numa figura feminina sem relevância.
O sonho manifesto é isso que Jorge trouxe ao seu analista, em que não sabia em que casa estava, com os pais jantando sobre o mapa do RS que havia comprado para seu trabalho e a empregada derramando comida em cima com os pais apenas observando. Todo esse histórico de Jorge desencadeou na insegurança com todas as pessoas ao seu redor e a necessidade de superioridade, dificultando seus relacionamentos e seu bem estar.
...