O Eu Ideal e Ideal do Eu
Por: reselaura • 17/9/2019 • Abstract • 356 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
Professor: Marina Silva Simões 13 de setembro de 2019
Disciplina: Psicanálise II São João del-Rei – MG
Nome: Laura Resende Rodrigues
Ideal do Eu e Eu ideal
Freud apresenta o termo Eu Ideal no texto “Uma introdução ao Narcisismo” (1914), seria um conceito quanto à personalidade, sendo que o ideal é o próprio Eu, como única medida do sujeito, tendo em vista o narcisismo primário, que está na transição do autoerotismo e o amor objetal, fundamental para a constituição do Eu. Nesse momento, o bebê precisa ser tomado como objeto de amor e de desejo pelos pais, sendo ‘narcisado’, para que possa conquistar uma noção unificada de si mesmo. É a partir dos anseios pulsionais dos pais que o bebê se identifica, constituindo em seu aparelho psíquico a origem de um Eu. Assim, o Eu Ideal seria o momento em que o Eu do bebê reflete a libido e os ideais de perfeição colocada pelos pais, permitindo que o sujeito ame a si mesmo em uma dimensão narcísica.
Já o Ideal do Eu surge a partir de uma reestruturação do Eu Ideal proporcionada pelo complexo de Édipo e pela dor da castração, visto que cada indivíduo deve romper o com o conceito narcisista inicial durante o crescimento emocional, saindo dos ideais parentais. Assim, há uma substituição simbólica deixando de ser os pais os idealizados e passando a ter novos alvos de admiração, permitindo que cada individuo regule sua autoestima e as possibilidades amorosas. O indivíduo busca recuperar a perfeição narcisista de sua infância sob uma nova forma do Eu Ideal.
Referências Bibliográficas
CERVO, L. M. Eu ideal (ego ideal). Alguns dos vocabulários mais usados em psicanálise. Federação Brasileira de Psicanálise. https://www.febrapsi.org/wp-content/uploads/2017/02/eu-ideal--lisiane-milman-cervo.pdf
...