O FICHAMENTO METODO GRUPAL
Por: paulaheitor • 11/9/2019 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
Fichamento de citação Método grupal
O que é, afinal, um grupo?
Os fenômenos do campo grupal
Luiz Carlos Osorio
{...} Sistema grupal é, em nosso entender, todo aquele conjunto de pessoas capazes de se reconhecerem em sua singularidade e que estão exercendo uma ação interativa com objetos compartilhados. (Pág. 57)
{...} O conjunto de pessoas que viajam em um ônibus não são um grupo ou um sistema humano no sentido aqui referido. Podem ter um objetivo compartilhado (chegar a seu destino), mas não se conhecem em sua singularidade e nem interagem coletivamente (se o fazem, é cada qual com seu vizinho de poltrona). (Pág. 57)
{...} Consequentemente, do conjunto de pessoas que originalmente viajava no ônibus, nem todos formam parte de um grupo ou sistema humano que se constitui em torno do referente interação grupal. (Pág. 58)
{...} São distintas modalidades de sistema humano sempre e quando preenchem os critérios que os definem e que resenhamos anteriormente; quando não o fazem, limitam-se a ser aglomerados de pessoas em torno de determinado objetivo, sem a identidade grupal que nos permite aborda-las com nossos instrumentos epistemológicos. (Pág. 58)
{...} A noção de campo grupal aparece na literatura com diferentes conotações conforme esteja sendo considerada a partir do conceito de campo social (Lewwin,1938). (Pág. 59)
Fichamento de citação Método grupal
O que é, afinal, um grupo?
Os fenômenos do campo grupal
Luiz Carlos Osorio
{...} Para Lewin, o campo social é uma totalidade dinâmica constituída não só dos indivíduos componentes de um grupo, mas da inter-relaçao entre grupos ou subgrupos constituintes de uma coletividade. (Pág. 59)
{...} Já para os psicanalista, o campo grupal aparece como uma entidade transpessoal, na qual ocorrem fenômenos que dependem da interação entre indivíduos componentes do grupo e em cuja ausência não se manifestam. (Pág. 59)
{...} Os gruposterapeutas criaram o conceito de campo grupal a partir da leitura dos fenômenos que ocorrem na relação bipessoal vigente na situação analítica. Passaram a descrever a transferência, a contratransferência, a resistências, o processo elaborativo, os actings e outras manifestações encontradas na situação analitica, transpondo para a situação grupoterapica, como se o grupo terapêutico não passasse de uma copia amplificada da situação dual. (Pág. 60)
{...} Entre os fenômenos específicos da situação terapêutica grupal, destacamos ainda o espelhamento e a ressonância. (Pág. 62)
Fichamento de citação Método grupal
O que é, afinal, um grupo?
Os fenômenos do campo grupal
Luiz Carlos Osorio
{...} Tais fenômenos, embora descritos no âmbito dos grupos terapêuticos, não comparecem apenas nessa modalidade grupal, mas podemos encontra-los, em suas variantes, em qualquer agrupamento humano. (Pág.62)
{...} Assim, no estado mental do suposto básico denominado dependência, o grupo se comporta como se estivesse a espera dos cuidados e da liderança de alguém (geralmente o terapeuta ou o coordenador do grupo, mas eventualmente algum de seus participantes) para desenvolver sua tarefa. (Pág. 63)
...